News

Um Dia para os Nerds de Alagoas

   Parece que esse ano o Sol sorriu para os Nerds de Maceió. Além de dois ótimos eventos, e de outros feitos em shoppings, teremos o orgulho de assumir um dia oficial para todos os Nerds de Maceió. Através do reconhecimento do Vereador Cleber Costa sobre a cultura Nerd. E os esforços do Ventrue Noob e a calorosa Associação Alagoana de RPG, não teremos apenas um dia simbólico para ser comemorada entre os já familiarizados, mais também, um dia oficial para o reconhecimento de todos. O projeto já passou pela Comissão de Justiça da Câmara Municipal dos Vereadores de Maceió e está indo para votação.

   Antes de continuar com as informações, darei um pequeno resumo sobre a trajetória de quem passou a se encantar e abraçar essa cultura. E muitos entenderão o quanto corajoso, e mente aberta, foi nosso Vereador. Vamos para um pequeno resumo de nossa trajetória.

   A cultura Nerd nem sempre foi bem acolhida, muito pelo contrário, os Nerds eram um grupo muito mais isolado de outros, recebendo preconceitos constantes. Não era algo visto como mais um gosto, como mais uma diversão entre as crianças e jovens. Uma mesa de D&D já era vista com olhos retorcidos. Piadas frequentes entre valentões da escola; desprezo, principalmente para com os garotos. Tudo isso era o comum antigamente. Nada de Homem de Ferro popular, poucos cosplays referente à filmes como “De Volta para o Futuro”, mesmo no Hallowen Americano. Pois é, a popularidade era bem limitada. Mas o que é ser um “Nerd” no meio de tudo isso? O que mudou? Arrisco a dizer que o mesmo que fez o Vereador Cleber Costa, já um homem muito mais velho, o qual não acompanhou tão bem essa maravilhosa cultura, que foi o reconhecimento do seu sentido.

   Em seu conceito base, o termo “nerd” cunhado pelo Escritor e Cartunista Theodor Seuss, não era ainda o ápice da popularidade. Se referia aos amantes de livros e estudos com a consequência de uma personalidade mais introvertida o que os prejudicava socialmente, e o preconceito não ajudava. Mas outras habilidades e gostos eram desenvolvidos através dos jogos, filmes, ciência e computadores. Ao longo dos anos mais termos foram criados, como o “geek”, esse mais voltado para as tecnologias. Hoje em dia temos uma verdadeiro união de gostos o que torna até difícil separar categoria por categoria. Através dos tempos com a popularidade de filmes da MARVEL, séries e um interesse maior em videogames e computadores, a cultura Nerd foi ganhado mais força e alcançado até quem não a olhava com bons olhos. Hoje temos Nerds de todas as idades, gêneros e gostos. Sempre em constante expansão. Bem, como eu disse faria um breve resumo sobre a trajetória dessa cultura. Vamos voltar aos motivos dessa vitória.

   Ao compreender tudo isso dito a cima, o Vereador Cleber Costa, que mesmo não tenha usufruído tanto dessa cultura, compreendeu sua importância e os esforços dos amantes dela. Um grupo que começou pequeno e hoje basicamente dita o sucesso de vários mercados diferentes, desde livros e quadrinhos até os blockbusters do cinema. Um grupo que hoje em dia prepara eventos, repassa conhecimentos sobre livros, séries e filmes. Tudo isso ainda colaborou para que outros estados reconhecessem seu valor e, através do famoso Dia da Toalha, um feriado bastante simbólico para todos os Nerds, criou-se um dia Oficial. E agora, damos um passo mais a diante. Não teremos apenas mais um dia simbólico como uma data oficial para o nosso dia. Não mais uma comemoração interna, mas agora uma que pode atingir muitos outros curiosos. Entrando em vigor no 2º domingo do mês de julho, sendo comemorado anualmente. É uma verdadeira vitória para todos que amam e aprenderam a amar esse verdadeiro universo. Que mais atitudes assim surjam através dos esforços de várias pessoas. Tivemos um grande exemplo com essa nova lei, e vamos continuar crescendo e levando nossos conhecimentos e paixão por essa cultura que une tantas pessoas para outras muito mais.

Obrigado Ventru Noob, obrigado Associação Alagoana de RPG e muito obrigado Vereador Cleber Costa, a quem não se permitiu ignorar essa cultura em expansão por preconceitos baratos e decidiu apoiar e valorizar nossos esforços em espalhar esse nosso amor por qual lutamos muito para ser tão aceito e respeitado como é hoje em dia.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by