Tony Fernandes- Caricaturista

Tony Fernandes- Caricaturista

Conhecendo o Artista

Tony Fernandes nasceu no dia 03 de junho de 1956 no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo.

Desde criança o artista escrevia e rabiscava suas próprias hqs reproduzindo- as no mimeógrafo da escola. Sempre desejou trabalhar especificamente com a área de comunicação: rádio, TV, cinema, publicidade, animação, hqs, jornalismo, etc.

Aos 17 anos, após fazer alguns cursos de arte e tentar ingressar em agências de publicidade, sem sucesso, decidiu chutar o emprego para o alto e correr atrás de seu sonho, depois que viu um anúncio na quarta capa de uma revista da MinamiCunha Editores, que solicitava novos talentos para fazer histórias em quadrinhos, fez 10 pags de terror e foi bater na porta dos editores que apesar dos rabiscos toscos visualizaram algum potencial naquele adolescente e o enviaram para a casa do mestre Ignácio Justo um dos seus ídolos das hqs nacionais na época, para receber instruções sobre anatomia e a linguagem das hqs nacionais, estagiou com ele durante 1 ano. Na época o Justo era uma espécie de Joe Kubert tupininquim. Tony decidiu seguir seu próprio caminho e começou a percorrer as diversas editoras existentes na  capital paulista, numa época em que as publicações Made in Brazil ainda estavam em alta nas bancas de jornais.

 

Contribuições no Cenário Nerd

O artista afirma que fez vários cursos, entretanto aprendeu mesmo na prática com os artistas da profissão mais velhos.

Frutos do Artista

Em 1973 veio a chamada Crise do Papel, o artista não desanimou passou a fazer freelancers para outros segmentos artísticos, como merchandising e ilustrações para revistas de atividades infantis.

Nos anos 80 começou a fazer freelancers para a revista Akim( Jogos e Passatempos ). Ainda na mesma década foi contratado pelo editor, que pretendia ampliar suas publicações montando um parque gráfico e se tornou funcionário da saudosa editora Noblet, como assistente de arte do Paulo Hamasaki, produziu a revista Jogos e Diversões, retocou e revisou materiais estrangeiros, passou a produzir hqs com seus próprios personagens( um antigo sonho), Capitão Savana( para a revista Akim), Águia Azarada e O Inspetor Pereira( para a revista Carabina Slim) e Jerônimo Dias( para a revista Mister No).

A Noblet foi a primeira publicar a referida série da Bonelli Comics no país. Tony também fez uma hq em parceria com o Hamasaki para a revista Vampirella, também editada pela Noblet.

Mesmo tendo um emprego fixo passou a fazer freelancers para a Grafipar( Piadas e hqs eróticas), Bloch Editores( Revistas Trapalhões e Trapasuat) e material de merchandising para a Viacom e outras empresas desenvolvendo artes para produtos comerciais dos seguintes personagens: Pantera- Cor- de- Rosa, Tom e Jerry e Super herois DC. Além disso, passou a atender pequenas agências de publicidade.

Colaborou com o Estúdio Ely Barbosa produzindo personagens da Hanna- Bárbera, Formiga Atômica e Trapaleão para a Rio- Gráfica e Editora, ( atual Globo).

Cinco anos depois decidiu sair da Noblet e montar seu próprio negócio, um estúdio de arte e criação, que foi sua primeira empresa ETF- Comunicação Comercial, que mais tarde virou uma editora.

Tony é “pai” dos personagens: Capitão Savana, Lobilomem, O Inspetor Pereira, Águia Azarada, Jerônimo Dias, Fantasticman, Fantasma Negro, A Maldição do Guerreiro Ninja, O Pequeno Ninja e Udigrudi, contos, livros e uma infinidade de hqs eróticas nos anos 90.

Trabalho de Tony Fernandes.

Inspirações

Disney, Maurício de Sousa, Bob Pike, Norman Rockwell, Edmundo Rodrigues, Nico Rosso, Neal Adams, Primaggio, John Buscema, Alfredo Alcala, Esteban Maroto, José Ortiz, Giovanni Ticci e diversos artistas nacionais e nacionais.

Redes Sociais e Contatos

Emails: tonypegasus6@gmail.com/  tonypegasus5@outlook.com,  Instagram: https://instagram.com/tonyfernandes213?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100054465316049

WhatsApp: (11) 96463-1440/ (11) 957876126

Trabalho de Tony Fernandes.

Prêmios

Troféu Angelo Agostini Mestre das hqs anos 90.

Projetos Futuros

Lançar novos álbuns para colecionadores para serem comercializados pela web e pelo WhatsApp seus trabalhos : Além da Imaginação, Clube dos Quadrinhos, Udigrudi- Reserva Especial e Fantasma Negro, outro projeto do Tony é da continuidade as séries Apache e As Novas Aventuras de Fantasticman.

 

 

Total de 107 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?