Por que Python?

Por que Python?

Nesse breve artigo vou trazer alguns dos motivos para um programador ou “noobizinho” escolher Python como a próxima linguagem a aprender.

RAD – Rapid Application Development 

Com python voce pode desenvolver qualquer coisa muito rápido e fácil pois essa linguagem não é compilada e sim interpretada, python também tem é conhecida por ser POO (Programação Orientada a Objetos – em ingles OOP Object Oriented Programming) além disso Python é uma linguagem de Alto nível, ou seja, muito fácil sua compreensão e programação.

Python na vida Real

Essa linguagem alem dessas várias vantagens pode ser usada como script, no Windows é preciso instalar ele através do site Oficial já no linux algumas distribuições já vem acompanhado dessa poderosa linguagem e seu interpretador. Existem Frameworks Python (Framework Python que são um conjunto de códigos prontos facilitando o desenvolvimento de aplicativos e sites). Esse conjunto de módulos e pacotes que tornam a programação mais rápida e fácil. Grandes empresas usam essa linguagem e a linguagem é muito usada hoje em dia para desenvolvimento web, Inteligencia Artificial, Muito  usado em Ciência de Dados e Big Data, Segurança da Informação, dentre muitas outras.

Como programar?

Basicamente primeiro ter a noção de lógica de programação, saber o que se quer programar em uma forma de “Receita de bolo” vou pegar como exemplo:

Um programinha simples que pede uma palavra e, então, mostre essa mensagem
A palavra informada foi: palavraaqui

Na linguagem Python na versão 3 seria

 

#!/usr/bin/python3

palavra = input(‘Informe a Palavra: ‘)
print(‘A palavra informada foi ‘, palavra)

 

Salvando ele com qualquernome e sua extensão .py, colocamos para rodar esse código um programinha simples que pede uma palavra apos o usuario digitar a palavra , o que você digitou  ficara armazenado em uma variável chamada palavra. Então quando “printamos” a mensagem informada a variável palavra é chamada. Na primeira linha é a shebang line – Indica o interpretador que deve ser usado para executar o nosso simples script/programinha que no nosso exemplo o sistema operacional é um ambiente Linux . Apos algum tempo acostumados com Python é possível automatizar tarefas, navegação e desenvolvimento web, analisar documentos e arquivos, dentre inúmeras funções.

Apenas para encerrar, Python tem uma interação entre e/com linguagens como C, C++, Java, e outras além de tudo mantém uma facilidade de desenvolvimento e compreensão por parte de muitos dos desenvolvedores. Agora se tiver uma ideia… Python pode te Ajudar!!!

 

Total de 137 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?