Um Método Perigoso: um belo exemplar da sétima arte

Um Método Perigoso: um belo exemplar da sétima arte

Um Método Perigoso é um filme histórico de 2011, baseado no livro de não ficção de 1993 de John Kerr, dirigido por David Cronenberg e estrelado por Keira Knightley (Orgulho e Preconceito), Viggo Mortensen (Senhor dos Anéis) e Michael Fassbender (X-Men).
Situado na véspera da Primeira Guerra Mundial, descreve as relações turbulentas entre Carl Jung, fundador da psicologia analítica; Sigmund Freud, fundador da disciplina de psicanálise; e Sabina Spielrein, inicialmente uma paciente de Jung e mais tarde uma médica e uma das primeiras psicanalistas.
Com um elenco desse porte é praticamente impossível o filme não sair uma obra prima. O roteiro do filme é impecável fazendo com que Keira Knightley entregue uma de suas mais poderosas atuações até o dia de hoje. Não que os demais atores tenham sido apagados, pelo contrário, no 70º Globo de Ouro, Mortensen foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante, por sua interpretação de Freud.
O diretor David Cronenberg é há muito reconhecido como o principal expoente dos thrillers psicológicos. Neste filme conseguiu ser envolvente, apesar de um olhar objetivo e histórico dos primeiros dias da psicanálise e das pessoas, notadamente Sigmund Freud e Carl Jung, que nos forneceram a estrutura conceitual e a linguagem para discutir os fenômenos e as experiências ele vem dramatizando nos últimos 40 anos.
Para aqueles que gostam do tema o filme é uma obra prima e mesmo para aqueles que não se importam, continua sendo um grande filme.

Total de 62 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?