Stephen King – Sobre a Escrita – Resenha

Stephen King – Sobre a Escrita – Resenha

Sinopse:

Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção, Sobre a escrita – A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.

Autor: Stephen King

 

         Stephen King é um escritor versátil. Carrega o título do “O Rei do Terror”. É fenômeno de vendas pelo globo em mais de 40 países. O 9.º autor mais traduzido no mundo. Tão vasto quanto seu currículo. Com mais de 50 livros em quase meio século, sua carreira literária é de cair o queixo. Suas escritas navegam de forma maestral em Terror, Ficção sobrenatural, suspense, ficção cientifica e fantasia. Várias obras foram adaptadas em filmes, minisséries, séries de televisão e quadrinhos. Um dos autores mais bem sucedidos. Mestre King nasceu em 1947 no estado norte-americano do Maine. Seu grande Boom foi com Carrie, a estranha (1974), posteriormente ganhou sua versão nos cinemas em 1976.
         King recebeu inúmeros prêmios. Nessa lista inclui o Bram Stoker Award, World Fantasy Award e British Fantasy Society. Em 2015, o mestre recebeu a Medalha nacional das Artes, por suas contribuições para literatura. Descrito como o “Rei do terror”.

Vamos ao livro: Sobre a Escrita.

        Este maravilhoso livro foi publicado primeiramente em 2000. Diretamente do Mestre King. Quando se é um aspirante, ler um dos melhores é importante.
        Neste livro Stephen King, apresenta sua biografia e valiosas lições. Mais uma vez, rendeu muitas risadas e aprendizagem. King, é um tipo de pessoa que não conhece o significado de desistir, ele ri disso. Durante o livro ele mostra como sua esposa é importante na sua carreira e vida. Foi graças a ela que Carrie — A Estranha viu a luz do mundo. Uma verdadeira aula. Algumas lições: Seja direto; Reescrita é fundamental; Metáforas simples e certeira; Palavrões, as vezes são necessários. Personagens mais reais, falam merda; Encontre seu leitor ideal.
       King mesclando memorias e técnicas de escrita proporcional a sensação que estamos em uma roda com o próprio rei.
       O livro se divide em poucas partes. Primeiro, é apresentado seu currículo. Apresentando os fatos de sua vida que o forjaram não apenas como indivíduo, mas como escritor. A segunda parte, é apresentado as ferramentas de Escrita. Aqui o autor com maestria aborda dicas de linguagem, como devem ser ditas, aquelas que, com sua vasta experiência, são mais importantes no desenvolvimento de uma boa história. No terceiro momento, o Mestre se dispõem a responder questões comuns que todo escritor recebe. Também não esquece daquelas que gostaria de ter recebido no início da carreira, assim nesse gesto entendemos o grande coração do King. E, na última parte. Stephen King disserta sobre o acidente de carro que sofreu enquanto escrevia a primeira edição de Sobre a Escrita, novamente, como a escrita, teve grande papel por resgatá-lo. Se torna angustiante,  ao terrível acidente, quase ceifa sua vida. E por fim, ele ensina como realizar um polimento no seu trabalho. Todas as lições do mestre King são exemplificadas através de suas próprias obras.
        O livro carrega muitas passagens hilárias, pelo simples motivo que King não possuí pudor. Intensidade radiante, honestidade e magicamente apaixonado por seu trabalho, na arte das letras.

Frases marcantes de Stephen King:

“Se você se irrita com os críticos, você pode ter certeza de que quase sempre eles estão certos.”
“Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro.”
“Aqueles que não aprendem com o passado estão condenados a repeti-lo.”
“A confiança do ingênuo é a arma mais útil do mentiroso.”
“Estendemos o tempo como podemos, mas no fim o mundo leva tudo de volta.”
“Não sabemos quanto tempo nos resta, não podemos desperdiçá-lo lamentando coisas que não podemos mudar.”
“Se você quer ser escritor, existem duas coisas a fazer, acima de todas as outras: ler muito e escrever muito. Que eu saiba, não há como fugir dessas duas coisas, não há atalho.”
“Não houve inspiração naquela tarde, só uma teimosa determinação e a esperança de que as coisas melhorariam se eu perseverasse.”
“O momento mais tenebroso vem sempre antes do começo. Depois, as coisas só podem melhorar.”
“Quando me perguntam ‘o segredo do meu sucesso’ (essa é uma ideia absurda, da qual é impossível escapar), costumo dizer que são dois: mantive a saúde física e mantive o casamento.”

Total de 357 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?