Sombra e Ossos, Netflix garante uma boa adaptação para essa fantasia

Sombra e Ossos, Netflix garante uma boa adaptação para essa fantasia

O homem teme naturalmente a escuridão. Um medo irracional que nos presenteia nossa imaginação e que é capaz de dar forma física a monstros escondidos em nosso âmago, de nos fazer perder a razão por um minuto e nos fazer tremer como quando eram criancinhas descobrindo o mundo pela primeira vez.

E se a escuridão fosse uma verdadeira sombra que dividisse nossa realidade? Seríamos capazes de enfrentar nossos medos juntos? A sombra de uma ameaça comum nos uniria? Provavelmente, a princípio sim, mas certamente alguns tentariam tirar proveito da situação a seu favor. Desta maneira, incitariam o ódio iria e as disputas para criar novas fronteiras que aumentem velhos medos e gerem novos, que estabeleçam novos interesses e regras.

Fonte: Netflix

É disso que Sombra e Ossos (Shadow and Bone) fala, de uma nação separada por uma enorme escuridão, por uma guerra que parece não ter fim, de famílias destruídas por ambas situações e da esperança de que um dia essa situação acabe. Entretanto mil anos de escuridão se passaram, século que farão o mistério desta sombra colossal criada por um herege dissidente seja esquecido, obscurecido pela passagem do tempo, abrindo as portas para a lenda.

Esse mundo fantástico, aparentemente localizado em uma era semelhante à do início do século XX, de vários estados e culturas opostas (os Grisha diferem dos mortais comuns por seus poderes sobrenaturais) que compartilham um inimigo, a Sombra. Essa barreira em névoa entre esses países, cheia de criaturas ameaçadoras que impossibilitam atravessá-la de um lado para o outro. Ou quase … Em torno dele, além dos corpos militares dessas diferentes civilizações, articulam-se máfias de contrabando e mercado negro.

Durante os 8 episódios desta primeira temporada seguiremos o destino de Alina (Jessie Mei Li), uma órfã da guerra, representante de uma raça mestiça odiada pelo povo de Ravka, mas que descobre que possui o poder de destruir a Dobra das Sombras. Ao mesmo tempo testemunharemos a história de um trio peculiar cuja missão é sequestrá-la para salvá-la de possíveis criminosos, e a uma história de amor de dois amigos de infância. Mas não irei lhe contar todos os detalhes.

Fonte: Netflix
Fonte: Netflix

Baseada em duas sagas escritas por Leigh Bardugo, a trilogia Grisha e Six of Crows, temos uma narrativa e um cenário rico, com uma trama cheia de reviravoltas inesperadas e decisões de última hora por parte dos personagens. Vemos isso na presença de vários subtramas que se cruzam e no impacto que eles têm na história central, cruzando assim os diferentes caminhos dos personagens em diversas ocasiões.

A produção merece destaque, já que muitas séries de fantasia a tendência à artificialidade ganha destaque, uma coisa que neste caso não ocorra. Um exemplo é o uso da magia por alguns dos personagens, tantos principais quanto os secundários, escolhida para ser feita com menos demonstrações, mas com um trabalho de pós-produção de qualidade que permite enganar o olho humano e dar a impressão da realidade.  Adicionamos isso ao cenário, bem utilizados nas cenas, especialmente na introdução dos monstros e uma configuração cuidadosa que tornam mais fácil para nos mergulhar na trama.

Em suma, é uma série com um enredo bom e leve, sem muitas reviravoltas complicadas; com uma boa primeira temporada e que, contrariado outras séries do gênero fantasia, é surpreendentemente bem feita. Recomendo? Sim muito. Os capítulos duram quase uma hora e voam porque tem muito suspense e o enredo é interessante a ponto de não nos levantar do sofá, queremos mais e quando chega ao último episódio nos deixa ávido para uma segunda temporada. O bom que a Netflix já confirmou que continuará com a série.

Fonte: Netflix

Título original: Shadow and Bone (série de TV) | Ano: 2021 | País: Estados Unidos | Direção: Eric Heisserer (Criador), Mairzee Almas, Lee Toland Krieger| Roteiro: Vanya Asher, Daegan Fryklind, Eric Heisserer, Shelley Meals | Fotografia: Owen McPolin, David Lanzenberg Elenco: Freddy Carter, Jessie Mei Li, Archie Renaux, Amita Suman, Kit Young, Ben Barnes, Simon Sears, Balázs Megyeri, Daisy Head, Julian Kostov, Sujaya Dasgupta, Danielle Galligan.

Total de 96 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?