Samsung fecha acordo com a Tesla para fornecimento de câmeras para piloto automático

Samsung fecha acordo com a Tesla para fornecimento de câmeras para piloto automático

A Tesla fechou um acordo multibilionário com a Samsung que garante a compra de novas câmeras para seus sensores de direção autônoma. A informação vem do jornal sul-coreano Korea Economic Daily.

Ao contrário da maioria dos programas de direção autônoma, a Tesla não usa radar e LiDAR e depende de câmeras para alimentar suas redes neurais. Na atual versão utilizada pelos sensores de piloto automático — tanto para o Autopilot quanto o programa Full Self-Driving (FSD) —, a montadora trabalha com um conjunto de oito câmeras.

Segundo o Korea Economic Daily, o contrato da Samsung com a Tesla é estimado em torno de 5 trilhões de wons (em torno de R$ 19,5 bilhões, na conversão direta). De acordo com a publicação, os módulos de câmera em questão serão de quarta geração, com 5 milhões de pixels, e oferecerão imagens “cinco vezes mais nítidas do que os módulos anteriores da empresa”.

Câmeras da Samsung serão utilizadas em quase todos os carros da montadora

Com a adoção das câmeras da Samsung, a Tesla deve melhorar significativamente o conjunto de sensores para o Autopilot, que possui hoje apenas uma resolução de 1,2 megapixels. Segundo o jornal, as câmeras serão usadas nos seguintes veículos da montadora estadunidense: os sedãs Tesla Model 3 e S, o utilitário Model X, o crossover Model Y e até as picapes elétricas Cybertruck e Tesla Semi — ou seja, quase todos que foram lançados pela marca até hoje (a exceção é o Roadster).

No ano passado, a Samsung já havia um contrato para fornecer câmeras à Tesla, mas especificamente para a picape elétrica Cybertruck. A marca sul-coreana irá começar a produção em massa dos módulos já no mês que vem. Enquanto isso, a montadora avança no programa de retrofit para as câmeras Autopilot em veículos mais antigos, substituindo-as pelas utilizadas no pacote Full Self-Driving.

Total de 38 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?