RPG para assistir?

RPG para assistir?

Como diria o Mestre Paulinho da Viola: “Sem preconceito ou mania de passado…”

Por Marquinho P++

Um amigo me perguntou se eu assistia, e o que eu achava dos streamers de RPG. A 20 anos o RPG entrou na minha vida. Esse gosto era tratado com o mais vil dos segredos, se contássemos numa roda de amigos que jogávamos RPG, sem a certeza de que eles também jogavam, cruzavamos uma linha perigosa.

Vieram os sites, fórum de discussões , desenvolvimentos de jogos, vídeos no Youtube e mais recentemente serviços de streaming. Por exemplo, o twitch, tem sido muito procurado por aqueles que buscam conhecer o RPG, puxando pra si mesmo que de forma inconsciente a responsabilidade de iniciar novos jogadores.
Mas a galera “da antiga”, a qual me incluo, tem uns pontos a destacar.
Devido ao formato de entretenimento de massas, um canal de streaming de RPG, geralmente, transmitem partidas de 2 a 3 horas. Lembro que na minha época, quando nos reuníamos pra jogar, uma sessão que durasse menos de 6 horas era considerada indigna!!! Para ser sincero, botar a culpa da redução no tempo de sessão nos canais de entretenimento seria injusto, mas eles tem utilizado esse espaço de tempo como algo padrão para qualquer sessão, o que faz com que as vezes o mestre ou jogadores tenham que correr para fazer certas cenas, limitando o roleplay. Entendo que a jornada é a principal parte de um “RPG”. E o formato de streaming, requer agilidade, mas, na minha opinião de mierda, perdemos um pouco do charme da coisa.
Ok!Ok! Isso faz parte do espetáculo! Afinal de contas, esses canais são a fonte de renda de muitas pessoas e o chamado fan service se torna uma ferramenta amplamente usada afim de aumentar o alcance do canal. Mas qual o impacto desse processo naqueles que descobrem o RPG através desses canais? Como o RPG será visto daqui a 10 ou 20 anos? Será que estamos ajudando a formar uma geração de rpgistas que acham que obrigatoriamente deve ter batalha em toda sessão e que o roleplay é só um acessório? Onde nos levará esta escalada?

Inspirem-se! E vamos contar histórias!

 

Total de 128 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?