Mês aniversário: rover Perseverance comemora 30 dias em Marte

Mês aniversário: rover Perseverance comemora 30 dias em Marte

Depois de quase seis meses de jornada pelo espaço, nesta sexta-feira o rover Perseverance completa 30 dias na superfície de Marte. Pouco tempo depois depois do pouso perfeito, o robô começou a mandar imagens dos arredores. Mas, seis dias após o pouso, em 24 de fevereiro, ele fez algo inédito: registrou pela primeira vez o som dos ventos na superfície de um outro planeta. O material foi incorporado a uma música, a primeira com material gravado em Marte.

Depois, ele começou a se mover pelo planeta vermelho, e poucos dias atrás acionou a SuperCam, uma câmera de alta resolução usada para fotografar amostras de solo.

No mesmo dia também foram feitos registrados os primeiros disparos de laser que vaporizou pequenos pedaços de rochas para analisar os elementos químicos em Marte. Mas o som dos lasers não foi nada parecido com o que estamos habituados a ver nos filmes…

O Perseverance deve ficar em Marte por pelo menos mais dois anos. Tempo bastante para coletar informações preciosas para quem sabe um dia, a gente possa colocar os pés em outro planeta…

Também houve momentos de pura sorte, como o registro de um redemoinho que levantou nuvens de poeira… O próximo passo é o teste de voo do helicóptero Ingenuity, que vai mandar fotos e vídeos para a Terra.

Total de 20 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?