Ira Fook- Escritora

Ira Fook- Escritora

Conhecendo a Artista

Iracema Fook nasceu em São Luís do Maranhão. Começou a pintar a óleo com 4 anos de idade, percebeu que queria ser escritora aos 8. Cresceu em uma casa onde o pai insistia que toda literatura de fantasia contemporânea era plágio de Senhor dos Anéis, sua mãe guardava bonecos de Star Wars perto das caixinhas de joias no closet.

Formada em Artes Visuais pela UFG, já se mudou mais vezes do que o trabalho de contar. Como ilustradora, já trabalhou em livros, quadrinhos, vídeo games e comerciais de TV. Como autora possui 3 livros de fantasia lançados no momento.

Contribuições no Cenário Nerd

Ira fez faculdade  de Artes Visuais bacharelado na UFG, onde teve a sorte de ter aulas de aquarela e ilustração com Ciça Fittipaldi. Após a faculdade, fez um curso de pintura digital na escola Quanta com o ilustrador Filipe Pagliuso, fez uma mentoria com a ilustradora Ursula Dorada, ambos fundamentais, contribuindo para o trabalho da jovem com ilustração.

Cursos que Fook ministrou: Aquarela a nível universitário como parte de um projeto de extensão. Durante intercâmbio a Portugal, ministrou Workshops de aquarela e escultura no Museu do Abade de Baçal, onde realizou estágio. No final da faculdade deu aulas particulares de aquarela.

Frutos da Artista

Os dois primeiros livros da artista, Um Conto sem Liberdade e As Grandes Guerras: Relatos da Dama Kiaron, se passam no mesmo universo fantástico que vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos. Ambos foram ilustrados por Ira, ela gosta de combinar palavras e imagens na construção de uma narrativa infanto-juvenil delicada e intimista.

O terceiro livro da artista A Dama da Mata, uma fantasia sáfica com um universo próprio com forte inspiração na mitologia suméria. Possui um quadrinho spin- off chamado Sancta Yasha, que aprofunda os acontecimentos e as consequências do final do livro.

Na última CCXP, realizou o lançamento do livro Guarda Pra Mim, uma coletânea de poesias escritas por seu pai, o poeta cearense Capistrano Costa, ilustrado por Ira . Na literatura possui diversas ilustrações- produções pessoais e comerciais.

Inspirações

Suas Inspirações são os autores: Cornelia Funke, Patrick Rothfuss, Diana Wynne Jones, Mo Xiang Tong Xiu, nas artes visuais: Caroline Gariba, Karla Ortiz, Aliya Chen, Marc Simonetti.

 

Redes Sociais

Acompanhe o trabalho da escritora e ilustradora nas redes sociais: https://twitter.com/ira_fook_

https://instagram.com/ira.fook?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Projetos Futuros

No momento a escritora tem mais de 5 livros em andamento, está priorizando a parte II de Um Conto sem Liberdade, seu primeiro livro. Está também trabalhando em dois projetos relacionados ao universo do livro A Dama da Mata, a origem da personagem Rufu, que se chama Acádia, o outro é sobre um livro que se passará vários séculos após o final de A Dama da Mata, e terá como foco uma divindade.

 

Total de 275 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?