Desenvolvedores indie estão insatisfeitos com políticas da Sony

Desenvolvedores indie estão insatisfeitos com políticas da Sony

Os últimos dias não estão sendo bons para a imagem da Sony, já que algumas de suas piores políticas estão se tornando públicas. Aqui no Brasil, os jogadores atualmente protestam contra os seus aumentos abusivos de preço, enquanto lá fora os desenvolvedores indie estão denunciando o quão difícil é trabalhar com a empresa.

Em entrevista ao site Kotaku, por exemplo, um desenvolvedor que preferiu se manter anônimo disse: “Veja bem, temos a Nintendo, que nos dá muito apoio. A Microsoft também ajuda bastante. Mas aí tem também a Sony, que só está interessada na sua própria máquina de AAA e querem que o resto todo se dane!”.

Essa opinião foi compartilhada por outro desenvolvedor citado em ampla reportagem do site Push Square: “Nenhuma plataforma é ótima, mas a Sony é particularmente terrível. É um problema que existe há muito tempo e eles estão cientes disso, mas nunca fizeram nada para resolver a situação, então o problema persiste”, uma visão compartilhada por Ian Garner, o co-fundador do estúdio Neon Doctrine:

 

  1. I am mad enough to burn some bridges. Because honestly, what’s the point of a bridge that I am not allowed to cross.

So here is a thread about Platform X. I will not be defining Platform X but it’s the operator of a very successful console and does not have Games Pass! pic.twitter.com/OJ2ZJz9BNy

— Iain Garner (@NeonIain) June 30, 2021

 

Outra produtora relembrou que “o seu game pode aparecer em vários locais de eShop sem você pagar nada por isso, como em listas de descontos e lançamentos, ou mesmo na aba de descobertas. Apesar de a Microsoft não ter a interface mais organizada do mundo, pequenos jogos ainda conseguem aparecer lá também”.

Na Sony a situação é totalmente diferente, já que é preciso pagar para que os games tenham destaque na PlayStation Store. Ainda nesse tópico, também sobram relatos de estúdios indie que tiveram as portas da Sony fechadas em sua cara, enquanto outros tantos tiveram que persistir por meses a fio até serem atendidos e finalmente incluídos entre os jogos promocionais.

Isso é especialmente relevante uma vez que as empresas não podem aplicar descontos nos jogos por conta própria: é preciso que a Sony as convide a fazer isso! Novas denúncias continuam saindo e essa novela ainda parece longe do fim, então vamos ficar de olho para ver se alguma medida será tomada para ajudar os pequenos desenvolvedores!

O que você acha do tratamento da Sony em relação aos jogos indie? Qual é a sua opinião sobre o tema? Comente a seguir!

 

Fontes: PlayStation Lifestyle /  Push Square

Total de 54 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?