Brasil é líder em golpes pelo WhatsApp

Brasil é líder em golpes pelo WhatsApp

Em levantamento realizado pela Kasperysk o Brasil é o país que mais sofreu fraudes pelo WhatsApp em 2022

Os brasileiros se gabam de serem muito espertos, mas quando se fala de alta tecnologia deixa muito a desejar. A pesquisa aponta que pelo menos 82% dos links enviados pelo WhatsApp para as pessoas são de algum tipo de golpe, em relação ao Telegram este número é apenas de 14%.

Desses golpes 27% são de delivery, 15% são de lojas virtuais ,10% são de pagamentos ou bancos.

Segundo a pesquisa a maioria das pessoas não acredita que está sendo vítima de um golpe, pois tem a tendência a acreditar que aquela informação que chegou em seu aplicativo é verdadeira e costuma clicar no link. Muitas das vezes os links são com nomes de lojas ou instituições bancárias conhecidas o que faz com que o usuário do aplicativo duvide que aquilo seja uma fraude e aí é onde entra o golpe. A maioria clica e insere suas informações ao ver que toda a função realizada pelo golpista é bem robótica igual as empresas, imitando o padrão de perguntas e respostas o que faz com que acreditem em sua veracidade, pescando assim as informações que precisam para concluir o golpe.

Os dados apontam que no Brasil cerca de 76 mil pessoas caem nesse tipo de golpe.

A lista é seguida por Rússia com 71 mil, Índia com 21 mil, Itália com 11 mil e Alemanha, México e África do Sul com 10 mil.

 

E você já foi vítima de algum golpe pelo WhatsApp?

Total de 235 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?