Atrás de cada olhar – Célia Paschoal do Nascimento

Atrás de cada olhar – Célia Paschoal do Nascimento

 

Sinopse

O ser humano traz no olhar o peso ou a leveza da vida. Dez contos, dez histórias de vidas marcadas tanto pelo abandono, drogas, depressão, como pela humildade, compaixão, dedicação ao próximo.
Algumas reais onde o nome dos personagens foi modificado, outras extraídas da realidade com que nos deparamos diariamente.

 

 

Autora Nacional : Célia Paschoal do Nascimento

Célia Paschoal do Nascimento (Ceça), pedagoga, escritora, youtuber (Crônicas da Ceça, Ceça&Cultura!), atividade teatral na Oficina dos
Menestréis (peças, vitrine, sarau).

Escritora desde 2006, em 2021 tirou da gaveta seus contos, porém o primeiro livro publicado foi Punlândia, escrito com crianças da família
online durante a pandemia, em seguida participou das antologias. Meu Primeiro Amor e Contos de Fadas Natalinos (parceria como organizadora) e o livro Atrás de cada olhar, um dos que estava na gaveta foi editado, ampliado e publicado como o primeiro livro solo.

 

Vamos ao livro : Atrás de cada olhar

A obra retrata situações reais com as quais a autora se deparou e outras extraídas da realidade de cada dia das pessoas.

Possui 236 páginas, com 11 contos com variados temas como abandono, depressão, suicídio, mas também humildade, compaixão e dedicação ao próximo.

Cada conto aborda um tema: Janaina, que retrata a situação de abandono e maus tratos que uma criança se encontra, originada por pais irresponsáveis e dependentes de drogas. 

Fabrício, envolve a situação de um conflito interno diante de situações estressantes que levam o personagem ao isolamento, depressão e intenção de suicídio.

Senhor Jairo, a bondade, a compaixão, dedicação e amor ao próximo estão presentes nesse capítulo.

Marta, a situação financeira leva a personagem a aceitar conselho de amiga e ir para o caminho da prostituição, vivendo um conflito interno entre suas atitudes e a família.

Oscar e Alice, uma linda história de amor e companheirismo que com a chegada dos filhos e responsabilidades se vê abalada com a possibilidade de traição.

Sueli, o estupro e as consequências psicológicas para as vítimas, bem como a omissão do fato para se proteger de possíveis críticas e condenações estão presentes nesse capítulo.

Ricardo, a escolha de um filho por uma determinada profissão, leva os pais ao mesmo tempo o sentimento de orgulho e angústia, diante da decisão do mesmo usar a profissão para estar atuando em cenários de guerra e catástrofes.

Dona Nina, inspirada na vida da própria mãe, a autora descreveu como no casamento, o abandono e a falta de caráter do companheiro, podem levar esposa e filhos a situações de extrema pobreza e humilhação.

Ataulfo, uma deficiência física pode levar uma criança ao isolamento e traumas muitas vezes irreparáveis, principalmente pela incompreensão de quem com ela convive, como família, amigos, professores.

Felipe, nesse capítulo uma família bem constituída e com uma situação financeira estável graças ao empenho dos pais, se vê diante de um intenso conflito com o envolvimento do filho com as drogas, chegando o mesmo a ir morar nas ruas.

Jeferson, a difícil aceitação da família diante da opção sexual de um filho gera angústia nos mesmos e na criança que não está ainda pronta para entender o que está acontecendo com seu corpo e nem como lidar com isso e ao mesmo tempo com a própria família.

O livro além de abordar temas sempre atuais e que estão presentes (um ou outro) de certa forma, em quase todas as famílias, leva a uma reflexão sobre nosso papel na vida familiar e social. 

Mostra formas como as pessoas lidam com os problemas que a vida apresenta e de como seus pares e a sociedade podem de certa forma atuar diante dessas situações, tanto negativamente, como auxiliando para superação das mesmas.

Recomendo como leitura para todas as idades, principalmente para pais e professores, por tratar de temas tão relevantes, uma excelente leitura de reflexão.

Por estar dividido em capítulos se torna uma leitura agradável e depois da primeira, com certeza a curiosidade em ler sobre os próximos temas se faz presente.

A autora escreve tanto romances, livros infanto juvenis, como participa de antologias sobre os mais variados temas e em breve estará publicando seu conto de suspense.

 

Para contato com a autora  – Segue os links.

Instagram: Clique Aqui.

Facebook: Clique Aqui.

YouTube : Clique Aqui.

Plataforma de vendas: Clique aqui.

 

 

 

Kleber I. Silva

Total de 252 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?