Aprendendo Hacking

Aprendendo Hacking

Nesse breve artigo para amantes da tecnologia como eu, venho trazer minha experiencia em um CFT (Capture The Flag) eu nunca tinha participado de algum, atualmente Fazendo Defesa Cibernetica pela Estacio percebi que mesmo estudando quase que minha vida toda, existem tarefas difíceis de serem realizadas, tenho na batalhada vida programando para PC, mobile, web , dentre outros projetos e Servicos que dediquei muiitoo* da minha vida.

Capture a bandeira Hacker e algumas de suas Regras CFT HACKER (Capture The Flag Hacker)

Iniciando o o jogo, individual ou com times, cada um com seu computar, Ferramentas, Técnicas, Códigos, possuindo uma unica e objetiva tarefa capturar a FLAG (uma bandeira) algumas plataformas dispõe-se de Algumas tarefas muitas vezes dividida é classificada por níveis, e nesses níveis tem desafios aonde que é necessário encontrar uma FLAG. Envolvendo um pouco – não em uma forma literal – a vida…  que nos traz experiencias e conquistas por persistências uma das coisas mais frustrantes e que em maioria das vezes o cenário é baseado na vida real real e quando encontra-se a FLAG encontra-se a felicidade(conquista, realização própria, etc…)  de ter superado algo.

O jogo

  • No jogo pode-se aparecer desafios diferentes aonde requerem algum nível de conhecimento tais como:
    Criptografia
    Sistemas Operacionais
    Esteganografia
    Formas diferentes e Padrões para pensar
    Experiencia com ferramentas e técnicas diferentes
    Programação em geral
    Mesmo estudando minha vida inteira não sei descrever o que é preciso saber em um CFT-Hacker, basicamente que quando mais se estuda se menos sabe.

Com esses conhecimentos ou alguns deles são capazes de resolver os desafios capturando a FLAG, fazendo a validação e pontuando cada jogador pontua individualmente ou se fizer parte de um time pontua com o time.
Sempre que um desafio e solucionado aparecem outros e outros, isso que acaba sendo interessante sempre novas formas de pensar de escrever códigos e muito mais posso dizer como aquele arquivo tinha uma foto ou um vírus junto(a flag), ou a forma que o banco de dados foi escrito havia deixado uma falha e essa falha pode ser explorada e capturada a flag, ou uma senha com um certo código pode ter acesso ao servidor e nesse servidor tem a flag com o usuario ROOT.

  • Como havia falado mais atrás mas vou repetir poderia ficar falando muito mas apenas passando pelos desafios, estudando, adquirindo conhecimento é possível capturar a FLAG.
    Essas plataformas muitas vezes oferece um serviço de VPN (Ja escrevi um pouco sobre isso aqui na VentrueNoob, quem sabe pode ser um tema…) nesse serviço de VPN existem maquinas, servidores vulneráveis, sites com códigos falhos e dependendo do nível fica mais difícil. Todos requerem um nível de habilidade excepcional, como nos desafios é necessário capturar uma flag, validar e pontuar. O Objetivo de tudo sempre são desafios novos e além dessa plataforma espero experienciar mais outras atualmente no TOP 10 do Rank deles.
    Espero que venham novos desafios e aprendizados, com isso nunca deixando de estudar e escrever por Aqui. Agradeço a todos por acompanharem a leitura ate aqui. Gosta de desafios? Que tal começar a procurar!!!

 

Total de 611 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?