30 anos do ouriço mais rápido do mundo!

30 anos do ouriço mais rápido do mundo!

No dia 23 de junho de 1991 foi lançado para o Mega Drive um jogo completamente novo, que mudaria a história dos games dando início à guerra dos consoles entre Sega e Nintendo. Sonic The Hedgehog está fazendo 30 anos de idade! Nessa matéria especial você acompanha o passado, o presente e o futuro da mascote que influenciou gerações.

Nascimento:

A Nintendo dominava completamente o mercado de videogames. Um verdadeiro monopólio onde a Nintendo ameaçava boicote nas lojas que tentassem dar espaço para concorrentes. A Sega tinha experiência em fliperamas e tinha tecnologia para enfrentar esse monopólio graças ao seu novo console chamado Mega Drive. Mas precisava de uma mascote que competisse com o Mario e pudesse vencer ele em popularidade. O jogo deste mascote precisava ser rápido para mostrar o poder do novo videogame da Sega que tinha um processador poderoso. Assim Yuji Naka, que já tinha experiência com velocidade depois de criar o jogo Out Run, teve a idéia do personagem correr e rolar para derrotar os inimigos aproveitando esse processamento. Naoto Oshima tinha desenhado um coelho, mas com essa mudança, resolveu desenhar um ouriço azul da cor do logo da empresa. Para as músicas a Sega contratou Masato Nakamura, que era baixista de um grupo pop japonês. E assim nasceu o Sonic The Hedgehog.

Sonic Team:

O jogo foi um sucesso. O marketing agressivo da Sega apostou que Nintendo era videogame de criança e o Mega Drive era videogame de adolescente. E funcionou muito bem. Com o lançamento mundial simultâneo do Sonic 2 no ano seguinte, a Sega conseguiu por um tempo ficar à frente de sua rival. Daí para frente foi só colocar gasolina na fogueira: foram produzidos desenhos animados, histórias em quadrinhos… Sonic estava em todos os lugares. Inclusive no troféu de um Grande Prêmio da Fórmula 1 que o nosso saudoso Ayrton Senna venceu em 1993. O futuro parecia promissor.

Queda:

A Sega cometeu alguns erros, aliás muitos erros seguidos com os vídeos games da Sega 32X, Sega Saturn e por fim com o Dreamcast. Esses erros fizeram o Sonic migrar para os concorrentes, já que antes ele era exclusivo dos videogames da Sega e a Sega precisou parar de fabricar videogames para fabricar apenas jogos. O primeiro grande título multiplataforma foi Sonic Heroes que até foi bem recebido pelo público. Parecia que a crise na empresa não ia afetar o ouriço azul. Mas o lançamento apressado do Sonic 2006 com vários bugs colocou nosso herói numa crise que dura até hoje entre os fãs que esperam algo de qualidade desde o último Sonic Adventure.

O Retorno:

Depois de tantas cabeçadas, a Sega parece que começou a acertar o caminho. Apesar de ser apenas um jogo comemorativo de aniversário, Sonic Generations comemorou bem os 20 anos do personagem. Em seguida a Sega contratou um fã para fazer Sonic Mania, um ótimo jogo de plataforma 2D em sprites como os antigos. Depois daquela vergonha que foi o design do Sonic para o filme, os fãs foram ouvidos e o design refeito. O filme do Sonic foi lançado com participação do Jim Carrey como Robotnik misturado CGI e live action e foi um grande sucesso batendo o recorde de maior bilheteria de um filme baseado em games da história. O que será que vem por aí?

O futuro:

O segundo filme do Sonic está sendo feito com o retorno do Jim Carrey e a presença confirmada dos personagens Tails e Knuckles. Uma nova série em animação está sendo feita pela Netflix chamada Sonic Prime. Um novo game está em produção, ainda sem nome oficial, mas conhecido como Sonic Rangers devido aos possíveis vazamentos de informações que indicam um estilo de jogo mundo aberto.

Uma nova coletânea com os clássicos do Mega Drive em HD será lançada multiplataformas, Sonic Colors que era exclusivo da Nintendo será lançado multi plataformas também. Em comemoração dos 30 anos da franquia a Sega postou uma apresentação no Youtube com orquestra sinfônica relembrando os bons momentos dos jogos através das músicas. Inclusive os do Game Gear / Master System.

 Será que desta vez vai?

Só o tempo vai dizer se os jogos do Sonic voltarão a ter a qualidade e a emoção que tinham no passado. De qualquer forma quem ganha presente neste aniversário de 30 anos do Sonic somos nós com tanta coisa legal! Foram mais de 50 jogos lançados! 3 séries em desenho animado, 3 temporadas de um anime, 2 temporadas de uma série de animação em CGI. Um filme (O segundo tá quase aí). Pelo menos 3 séries de histórias em quadrinhos sendo que uma delas teve 290 edições e está no Guiness Book como a mais longa série de quadrinhos baseada no game e muito mais!

E você? Pretende comemorar o aniversário do Sonic jogando algum de seus games? Qual deles?

Aproveita para acompanhar uma série especial de 30 postagens no instagram e no facebook, onde o quadrinista e animador Rogerio Ferraz, autor da série Medalha Zero, fala sobre as influências do Sonic em sua carreira artística.

Instagram: https://www.instagram.com/rogerioferraz7/

Facebook: https://www.facebook.com/supersonichq

Total de 145 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?