Planeta Terra está girando mais rápido em 2021.

Planeta Terra está girando mais rápido em 2021.

Em 2021, a Terra está girando ligeiramente mais rápido, 0,5 milissegundos mais rápido por dia, em média. Pode parecer um número irrelevante, mas ao longo dos meses, esse valor se acumula e cientistas já estão considerando “subtrair” um segundo do ano para que o tempo atômico corresponda ao tempo solar, o que seria chamado de “segundo bissexto negativo”.

Isso se deve ao fato que satélite e equipamentos de comunicação dependem que o tempo verdadeiro (atômico) esteja alinhado com o solar, que é determinado pela posição das estrelas, Lua e Sol. Para que essa relação harmoniosa permanecesse, pesquisadores do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra passaram a adicionar um “segundo bissexto” no fim de julho ou de dezembro.

Nas últimas décadas, um total de 27 segundos bissextos foram adicionados, sendo o mais recente em 31 de dezembro de 2016. Essa seria a primeira vez que seria necessário subtrair um segundo.

Entretanto, essa é uma discussão que ainda está em andamento. Segundo Peter Whibberley, pesquisador sênior do National Physical Laboratory no Reino Unido, em entrevista ao Telegraph:

“É certamente correto que a Terra esteja girando mais rápido agora do que em qualquer momento dos últimos 50 anos. É bem possível que um segundo bissexto negativo seja necessário se a rotação da Terra aumentar ainda mais, mas ainda é cedo para dizer se isso vai mesmo acontecer.”

Ele também esclareceu que há discussões em andamento sobre o futuro dos segundos bissextos e é possível que a necessidade de um segundo bissexto negativo faça com que os segundos bissextos sejam extintos para sempre.

Total de 30 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?