O Poderoso Punho de Aço.

O Poderoso Punho de Aço.

José Ramiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Ramiro da Silva, servidor do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas e seu filho Samuel são os criadores das histórias em quadrinhos do poderoso “Punho de Aço”. Aos nove anos, Samuel Almeida, filho de Ramiro criou o conceito do personagem anglo-brasileiro Mike Gordon o Punho de Aço.

Há três anos, especificamente em 2017 o poderoso Punho de aço tornou-se um super-herói dos quadrinhos para os alagoanos. Hoje vendidos em bancas no centro da cidade de Maceió/AL.

A criação do personagem levou pai e filho a participar de uma relação única, a de escrever, desenhar e colorir seu próprio super-herói. Trocando experiências nunca imagináveis nas suas vidas.

“Desde criança sou fascinado pelos quadrinhos e praticamente aprendi a ler, escrever, desenhar e pintar com os gibis que colecionava. Nessa época eu também idealizei muitos personagens, que deixei arquivados e mostrei ao Samuel, dando o pontapé inicial para que ele se interessasse pelos quadrinhos e começasse a desenhar ”.

Disse José Ramiro.

Para se inspirar e escrever as histórias do poderoso Punho de Aço, a J. Ramiro baseia-se como referência, nas séries de TV, filmes de aventura e de fantasias, de histórias em quadrinhos de super-heróis, como as do Homem-Aranha. Assim desenvolvem também as histórias que servem como roteiro para o desenvolvimento do quadrinho.

Podemos dizer que o poderoso Punho de Aço tem como influência por parte do seu filho Samuel, nos seus conteúdos e nas suas histórias, que lê e assisti, algo como os livros de fantasia juvenil de Sherlock Holmes, Harry Potter e Senhor dos Anéis, coisa que o filho de Ramiro Samuel adora muito.

Samuel é o criador principal do personagem, sendo o pai José Ramiro o aperfeiçoador. Mike Gordon é brasileiro mais tem raízes britânicas. Como todo herói, também nasce de uma tragédia. Mike G. teve parte do seu antebraço amputado em um acidente e recebeu uma prótese de puro aço biocibernetico, material ainda desconhecido.

As três primeiras edições do personagem foram produzidas em formato fanzine. Explica Ramiro que:

Tudo foi feito em casa mesmo, desde a ideia das histórias – que criamos juntos, mas sempre com o enredo inicial feito pelo Samuel, a partir de onde comecei a fazer os desenhos e ajustes no roteiro, criando os diálogos, passando pela arte final e coloração manuais, até o trabalho de imprimir, grampear e cortar, para montar nossas revistinhas com muita determinação. ”

O artista também nos informou que fazem todos os desenhos no papel a mão, pintam, colori, e depois realizam a arte finalista, em uma mesa de luz usando nanquim.

José Ramiro

O chamado “Novo Selo HQ” é a marca de autoria da dupla. Todas as edições lançadas em algumas livrarias e bancas de revista do centro de Maceió/AL estão com essa marca de criação próprias dos dois quadrinhistas.

Atualmente está para ser finalizada e lançadas as edições #5 e #6 do Punho de Aço. José Ramiro ainda nos cochichou, que está em busca de patrocínio para que a revista obtenha uma melhor qualidade na edição editorial por exemplo. Lembramos que o desenhista também alagoano Téo Pinheiro já desenhou uma das capas da revista do personagem.

Capa desenhada em parceria de Téo Pinheiro

Sabemos que não é fácil esse tipo de trabalho. Ainda mais quando se trata de um país como o nosso que pouco incentiva através dos Estados a cultura da 9° arte, que tanto vem se apresentando como uma cultura influenciadora na nossa sociedade alagoana.

Para acompanhar de perto o trabalho da dupla, siga o Instagram (@joseramiromauricio) e fique por dentro de todos os lançamentos dos quadrinhos do poderoso: Punho de Aço. A seguir galerias de imagens, te aproxima pessoal.

 

Galeria 

 

 

 

Mike Gordon o Punho de Aço.

 

 

HQ Punho de Aço

 

 

Punho de Aço

 

 

Total de 189 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?