O lado sombrio do K-pop

O lado sombrio do K-pop

O kpop já é uma indústria que vem conquistando alguns fã ao longo dos anos, quebrando recordes no mundo da música, ficando para a história, alguns grupos são conhecidos mundialmente, somos conquistados a cada inovação como as batidas contagiante, roupas muito cheio de estilo , com cores vibrantes , dança sinconizdas , coreografias de tirar o fôlego, conceitos intrigantes , mv cheio de teorias.

fonte : Grupo Itzy

Os meninos e meninas que viram k-idol ficam mais orgulhosos com seus fãs os admirando, com os prêmios que ganham no decorrer de sua carreira , sucesso , dinheiro , o sonho deles sendo realizados , assim esse é o kpop que conhecemos .

 

O Kpop que  não conhecemos .

Assim como tudo na vida, tudo tem dois lados da moeda ,e no mundo  k-pop não seria diferente , o seu lado negro com cobranças , baixa autoestima , bullying , dietas pesadas , horas de ensaios, sem contato com familia e amigos isso fazem esse idols muito jovem a ter doenças psicológicas como depressão  que  em casos mais graves em suicídio .

Segundo a organização mundial da saúde (OMS) o suicídio na Coreia do Sul é um problema social bastante relevante, já que o país tem a segunda maior taxa de suicídios no mundo (superado apenas por Guiana) taxa total de 26, 9 casos de mortes por suicídio entre 100.000 pessoas. . . Os homens são os que mais tiram a própria vida que as mulheres, 38,4 entre eles e 15,4 entre elas. O suicídio está presente em toda a sociedade coreana, não só entre os idols, mas em toda a população, jovens adultos e idosos.

Estudos da  Universidade de Seul a maioria dos suicídios entre idosos e adultos são por causa do baixo poder aquisitivo , por não ser capaz de dar uma vida estavel pra familia e uma série de motivos  , já entre os jovens enfrentam pressão na escola para se manter sempre estudando pra tirar notas altas pra conseguir uma boa universidades  e futuramente sustentar seus pais que nunca vão receber aposentadoria do governo. E somado a tudo isso, muitos sofrem bullying e ciberbullying, que resulta em depressão, eles param de se sentir capaz e de ter autoconfiança, o que pode resultar em suicídio.

O dorama sky castle mostra um pouco que os estudantes passam .

fonte : Dorama Sky Castle

 

 Kpop sua vida de trainee e debut  

Atrás das cortinas do Kpop, os problemas são iguais , eles altamenet cobrados pelo padrão coreano , precisam ser perfeitos, sofrem pressão psicológica e bullying e dos superiores ou até mesmo de  integrantes do mesmo  grupo. Quando meninas e meninos  entre 14 a 17 anos consegue entrar pra uma empresa logo eles  se tornar trainee ( são chamados assim quando estão em treinamento pra estreiar ) eles  começam  a trilhar um caminho bem difícil com dietas , privacões e muito trabalho .

Eles precisam ser perfeitos pelos padrões posto pela empresa , se cometer um pequeno erro corre o risco de ser cortados da empresa ou de qualquer outra que eles tentarem entrar , podendo dar adeus a sua sonhada carreira de idol, são horas de ensaio para chegarem ao sincronismo perfeito, dias as vezes sem comer pra ter o corpo mais magro, algumas das empresas confiscam seus celulares e redes sociais .

Com tudo isso eles vão morar em alojametos com outros jovens longe de suas familias , assim que são aceitos como trainee , meninos e meninas  precisam passar por tudo isso sozinhos, ai  já é nesse momento que a depressão pode começar.

 

fonte : trainee da empresa YN entertainment

Quando finalmente  conseguem debutar ( quando o grupo faz sua estreia no mercado de música)  em um grupo, a pressão só aumente , ela chega em outro nível, eles precisam ser perfeitos, carismáticos,  às vezes, sao obrigar a se comportar de um jeito  para agradar os fãs e mudar visual entrando em cirurgias plasticas, passando produtos pra ficarem mais brancos  e tudo pra  conseguir sucesso.

As horas de ensaio continuam mais intensos ,muitos precisam se apresentar várias vezes por semana em festivais sem descanso , na TV, em premiações,  o excesso de trabalho se torna até visível em alguns que vemos idol, desmaiar ,dormi nos camarins , passar mau de tanto nervoso , se machucarem em palcos, machucados pelo corpo. Com tanta cobrança sobre eles, acabam  tendo o pensamentos que sempre podem dançar ou cantar melhor, que sempre podem melhorar pras apresentações , podendo nunca ficarem satisfeitos consigo mesmo, apesar dos fãs acharem perfeitos e talentosos .

Sem contar nas proibições que algumas empresas tem pros idols, uma delas bem conhecidas é a de que eles não podem namorar, precisando namorar escodido longe dos olhos dos taibloides  e se por  forem pego namorando e o caso vier a público pode ser expulso da empresa , além das proibições, eles são expostos aos haters e fã que passam dos limites com xingamentos e ameaças a eles.

Temos o caso de Hyuna e Danw que foram expulso da empresa Cube entertainment por namorar , mas agora estão na empresa Pnation entertainment e moram juntos .

fonte : Hyuna & Danw

 

K-Idols que já sofreram Depressão

Heechul – Super Junior

 

Heechul sofreu muito com a saída de Hankyung do SuJu, que era seu melhor amigo,  deixou os palcos por 3 meses e entrou em depressão profunda  vivia dentro de seu quarto isolado de todos . . . Ainda bem que ele conseguiu superar essa fase ruim de sua vida.

 

G-Dragon – BIGBANG

 

Depois da sua música “Heart Breaker” foi acusado de plágio, G-Dragon ficou muito triste e deprimido, evitou todos seus amigos, companheiros do grupo que faz parte  e até mesmo sua familia , Ele se isolou totalmente e ficou sozinho e triste.

“Eu não fiz nada de errado, mas me senti como um criminoso, fiquei deprimido por um longo tempo.”

 

Kim Taeyeon-Girls’Generation

 

“Depois que minha programação terminar, eu volto para casa e me sinto sozinha e vazia por dentro. Eu não sei o que fazer sobre” ( Taeyeon )

 

K-Idols que sofrem de depressão

 

Suga – BTS

 

Suga tem lutado com a depressão desde sua pré-estréia. Primeiro revelou sua batalha com a depressão durante uma entrevista de rádio em 2014.

 

 

kwon Mina ex AOA 

 

Em junho de 2020, a integrante anunciou a sua saída do AOA, o motivo foi que ela sofria bullying de uma das colegas de grupo, que mais tarde revelou ser a líder, Shin Jimin. Segundo Mina foram 10 anos sendo desprezada, xingada e machucada física e psicologicamente por Jimin. Mina teve sintomas de depressão e ansiedade e tentou até o suicídio.

 

k-idols que cometeram suicidio

 

Kim Jong-hyung 

 

(1990-2017)

Principal vocalista do grupo SHINee, um dos maiores compositores e cantor do k-pop, Jong-hyun se suicidou em dezembro, deixando uma mensagem em que detalhava seu estado depressivo:

“Estou partido por dentro, a depressão que lentamente foi me destruindo já me devorou e não consegui superá-la”.

 

Seo Min-woo

 

(1985-2018)

 

O líder do grupo 100%, que tinha 33 anos, foi encontrado inconsciente em sua casa em Seul no fim de março. A causa da morte divulgada pela agência do artista foi parada cardíaca, mas a imprensa local aventou a possibilidade de uma overdose acidental de drogas, já que ele não tinha problemas de saúde.

 

Finalização

O que não podemos nos esquecer que o kpop não  é só flores que tem seu lado sombrio . . . espero que aproveitem a leitura .

Beijos doces LYE

Total de 201 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?