O Asilo – Neumar Silva

O Asilo – Neumar Silva

 

Sinopse

 

E se fosse com você?
Quando o ocaso da vida o leva a viver longe da família somente a memória guarda seus passos. A não ser que alguém o ouça e registre para sempre. Emocione-se com as histórias desse livro. Qual o maior anseio das pessoas idosas? Para descobrir, mergulhei no universo dos moradores em um Abrigo. Foram horas e horas de muita prosa boa, num clima de respeito e cordialidade. Ouvi e senti suas incriveis histórias de vida, participei de seu cotidiano, de seus momentos de tristeza  alegria. A resposta para a pergunta acima? conto lá dentro do livro. Surpreenda-se.

 

Autor Nacional: Neumar Silva

 

 

É economista, empreendedor e escritor. Vive em Goiânia. Membro da Academia Morrinhense de Letras, AML; Voluntário em um Lar para idosos; doador e incentivador da doação de sangue e medula. Autor de projetos solidários. Autor de dois livros. Está disponível para palestras gratuitas sobre: A importância da doação de órgãos, sangue, tecidos, medula; e como estamos lidando com os nossos idosos?

Neumar Silva nasceu em Morrinhos, Go. Ainda na adolescência se mudou para Goiania, onde vive com sua esposa e suas duas filhas. É graduado em Economia pela PUC Goiás, com pós-graduação em Gestão de Pessoas e Marketing Farmacêutico. Atualmente além de escrever, seu foco e ajudar pessoas em situação de abandono, em especial os idosos.

O Asilo é resultado de uma coletânea de histórias dos internos e internas (e da própria casa) de um abrigo para idosos.

Neumar é  voluntário em uma casa para idoso, Lar Espírita José Passos. Sempre que possível, lá estava ouvindo os seus intermináveis contos. Não precisa nem dizer do carinho que possui por essa gente, precisa? Até que um dia, o administrador da casa, vendo seu interesse por suas histórias, como bom ouvinte que é –  com o perdão da modéstia – e sabendo que o mesmo era escritor, sugeriu que  botasse aquilo no papel, pois ninguém havia feito nada igual. Se ninguém assim o fizesse, suas histórias morreriam juntamente com eles. E assim nasceu esta linda e emocionante história convertida em O Asilo. Seu segundo livro é intitulado: Década de 1980, o começo de uma história: A incansável luta pela vida.

Um pouco sobre o autor:

Livro preferido: Irmãos Karamazov

Um ator ou atriz que admira: Tom Hanks

Um preferido filme: Forrest Gump

Um hobby: Viajar

Um dia especial: 08 de setembro.

 

 

 

Vamos ao livro: O Asilo

 

 

Aquele livro que toca seu coração e te traz nostalgia. Dos seus avós, dos seus pais e de tantos outros idosos que convivemos ao longo da nossa vida. Tanto amor e ternura. Proteção. Dedicação. Neumar desperta sentimentos outrora adormecidos e nos faz olhar com atenção para nossos idosos. Uma obra riquíssima de experiências e vivencias. Além de mostrar as ações de amor e igualdade feita pelo Abrigo. Sempre rola uma lágrima. Não tem como não ficar emocionado com a riqueza de detalhes das histórias dos residentes do lar. Conseguiu passar a ideia de um lugar onde os idosos são respeitados e amados. Lugar do qual não costumamos ouvir da forma descrita. Memórias que serão sempre lembradas. Eu gostei da forma que o autor escreve e o quanto seus detalhes enriquecem a leitura. Foi como se eu estivesse ali, vivenciando cada história. O Asilo possui 33 capítulos fora epílogo, posfácio e fontes de inspiração. Muito bem diagramado e harmônico. Cada inicio de capitulo apresenta uma citação que encaixa certeiramente com o contexto.

Um trecho destacado pelo autor pertence a história de seu Gregório, que trouxe bastante emoção.

– Sabe, doutor, meu maior desejo antes de morrer é poder rever meus três irmãos que moram no Triângulo Mineiro. Não sei se ainda estão vivos ou se ainda moram por lá. Principalmente minha irmã gêmea, de quem eu tenho muita saudade. A derradeira vez que nos vimos éramos crianças ainda, cada um seguiu o seu destino. Brincávamos muito na rua, digo na roça, onde morávamos. Coisa de criança, sabe? Ela era loirinha e gordinha, tinha o cabelo comprido, quase batia na cintura, lisinho! Lembro-me como se fosse hoje! Tenho muita saudade dela! – me disse ele, quase em lágrimas, deitado sobre a cama do seu pequeno aposento. E, com o olhar distante repetiu por algumas vezes: – Tenho muita saudade dela…
 – É de partir o coração, concorda?” O ASILO P144.

 

O Asilo conserva em cada página uma lição e cada vida parece uma parábola. Não para todos, mas sim, para aqueles que têm a sensibilidade para ouvir e a vontade de aprender. Poucas obras trazem tal profundidade em seu texto, capazes de nos levar à frente desse grande espelho, como O Asilo, nos fazendo enxergar a nós mesmos, em nosso íntimo, a partir de cada personagem revelado, através de cada expressão e história contada.

 

Para contato com o autor:

 

Instagram: Clique Aqui.

Plataformas de Vendas: Nobel Bougainville e
Leitura Goiânia Shopping. Também pode adquirir o exemplar diretamente com o autor pelo seu Instagram.

Plataforma digital Kindle: Clique Aqui.

 

Mensagens do autor:

 

Nunca escreva pensando em ganhar dinheiro. Escreva sempre pensando que seu trabalho irá deixar algo de positivo na vida do leitor.

O principal retorno, pelo menos para mim, é receber mensagens de leitores de regiões inimagináveis tecendo comentário elogiosos sobre meu trabalho e que o quanto a leitura mudou alguns conceitos e paradigmas de forma positiva, sobre a sua maneira de ver as coisas. Isso não tem preço.

Meus livros seguem essa pegada de solidariedade, superação, ajuda ao próximo, afeto, carinho…

 Citando Agostinho de Hipona: “não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”. Além da paciência, possamos oferecer carinho.

 

 

 

 

Kleber I. Silva

Trabalhos

Total de 294 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?