MOTOQUEIRO FANTASMA: “SUMIÇO”

MOTOQUEIRO FANTASMA: “SUMIÇO”

Quando almas inocentes estão em risco, Danny Ketch se vê transformado no Espirito da vingança.

 

Motoqueiro Fantasma
“Sumiço”

Dentro da mensal dos Vingadores n° 14 publica no Brasil em abril de 2020, e no EUA originalmente publicada em Avengers n° 20 de agosto de 2019, nos trás um conteúdo no mínimo curioso. Na verdade é um pequeno destaque de alguns personagens da Marvel alguns até meio esquecidos nos últimos anos em questão de boas histórias em quadrinhos. Sendo assim, a editora criou um espaço intitulado de “Destaque Marvel” trazendo pequenas historia do Cavaleiro da Lua, Homem de Ferro, Capitão América. Hulk entre outros heróis e anti-heróis. Nesta edição um pequeno destaque para o nosso cabeça de fogo: o Motoqueiro Fantasma.

 

 

Os Vingadores n° 14. Fonte: Panini Brasil.

Imagem-1. Capa da revista os Vingadores nº 14. Abril de 2020.

 

O roteiro é de Ed Brisson e os desenhos de Juan Frigeri, cores de Andres Mossa e letras da lendária Gisele Tavares, geralmente a Gisele está em todas as hq’s quando se trata das letras nos quadrinhos.

 

 

Os Vingadores n° 14. Fonte: Panini Brasil.

Imagem-2. Capa de abertura destaque Marvel.

 

 

O titulo da história é “Sumiço” e contem apenas seis paginas de quadrinhos. A arte é sensacional, ao estilo clássico, e deixa o leitor atento ao pequeno mistério que o Motoqueiro encontra.

Danny Ketch, não é o primeiro Motoqueiro fantasma, mas é tão assustador e vingativo quanto Johnny Blaze, que é o rei do inferno. Ao menos ainda nessa HQ.

 

 

Os Vingadores. Fonte: Panini Brasil.

Imagem-3. Johnny Blaze, Motoqueiro Fantasma rei do inferno.

 

 

Danny Ketch está em um bar no Blooklyn em Nova York, arremessando copos de bebida em sua boca. Seus pensamentos questiona a ação do espirito vingativo que não o deixa em paz. Por varias vezes Danny Ketch tentou se matar, mas sem sucesso.

Para Danny Ketch é muito fácil saber quando o espirito da vingança tomará lugar no seu corpo. Então não esqueça caro leitor, quando houver uma mudança da temperatura do ar, e você sentir um silêncio ecoante dentro si, e o mais leve cheiro de enxofre, significa dizer que estarás possuído pelo espirito da vingança. (risos). Assim como nosso Danny Ketch.

 

 

Os Vingadores n° 14. Fonte: Panini Brasil.

Imagem-4. Transformação do Motoqueiro Fantasma.

 

 

Brincadeiras a parte Danny Ketch se transforma no Motoqueiro Fantasma, pega sua moto e segue para o cemitério Cypreess Hills, concidentemente onde o próprio Danny Ketch encontrou sua moto. Andando pelo cemitério com sua moto em baixa velocidade, o motoqueiro ouve alguém dizer:

Por favor—

…me leva, demônio. Me dê um FIM.

 

O motoqueiro acha estranho, um humano pedindo para morrer, que confessa que machucou varias pessoas e que por isso não merecia mais viver. Não só ele, mas outras pessoas aparecem suplicando para morrer, cada uma com culpas diferentes. Elas estavam participando de um velório quando um ser chamado de “Depressão” apareceu para alimentar-se de suas culpas.

 

Depressão é um demônio espiritual que se alimenta dos pecados das angustias, das culpas das pessoas. As fazendo sofrer, fazendo-as desejar pela morte, uma vez que as pessoas se sentem insignificante diante dos seus atos falhos e das angustias da alma. A culpa que elas carregam fazendo ficar deprimentes e posteriormente podendo leva-las ao suicídio. Mas depressão gosta na verdade de se alimentar desse sentimento que escraviza a alma humana.

 

 

Os Vingadores n° 14. Fonte: Panini Brasil.

Imagem-5. Padre com Depressão.

 

 

 

Um padre é feito refém, o padre do velório. Depressão narra que ele se aproveitou de um casal que veio procurar ajuda em uma terapia matrimonial, que teve relação com a esposa. Aproveitando-se dessa falha, depressão entra na mente do padre e o escraviza, deferindo culpa ao padre, o fazendo com que o mesmo deseje morrer por ter cometido algo tão horrível.

 

Dois pontos importantes, podemos aprender com essa pequena história do Motoqueiro Fantasma. A primeira delas é o sentimento de perda que sentimos quando alguém próximo a nós mesmos se vai. E a sensação que toma conta de nossa alma, nos diz que ficamos devendo a pessoa que se foi. Demora alguns dias para que isso seja superado, esquecido.  Cada pessoa lida com esse tipo de angustia de forma diferente seja individual ou em silêncio. No mais, o luto pode causar ao individuo distúrbios psicológicos levando-o a depressão (doença), nesse caso ajuda de um psicólogo é importante.

 

O segundo ponto está relacionado ao próprio inimigo, “Depressão”. A Depressão é uma doença que vem prejudicando a saúde das pessoas em todo mundo.  No dia mundial da Saúde em 2017 a OMS alertou sobre os dados assustadores da doença. O número de pessoas com depressão no mundo está aumentando, entre 2005 a 2015, são de 18%.  A estimativa é que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram da doença. Só no Brasil são 11,5 milhões de casos. Já nos EUA chega a 17,4 milhões de casos. A depressão é uma doença grave e que pode levar o camarada ao suicídio. A OMS destacou que 800 mil pessoas morrem anualmente em razão do suicídio.

 

Agora entendemos o porquê que o Motoqueiro Fantasma tem um inimigo com o nome de “Depressão”, é uma alusão à doença que afeta toda a sociedade norte-americana. E também é um problema global. O quadrinho nos trás essa reflexão. É importante combater a doença procurando ajuda. O médico deve realizar um diagnostico e evitar que a doença se torne crônica em seu estágio mais avançado.

 

É difícil saber quando alguém está com depressão. A pessoa está alegre e rindo no dia a dia. Porem, por dentro existe um vazio, um vácuo que não consegue ser preenchido. Observe também que o vilão usa mascara, tipo a de um palhaço, remetendo a “mascara” que uma pessoa usa quando está depressiva. Demostra uma falsa Felicidade por fora, mas tem um vazio por dentro.

 

 

 

Depressão Profunda

Imagem-6. Como fica uma pessoa depressiva.

 

 

Aqui na nossa a capital Maceió, a ponte do Reginaldo tem um histórico de praticas de suicídio. Pessoas deslocam-se até o local para despedir-se do mundo. Um ano antes da pandemia uma grade foi colocada na ponte na tentativa de evitar que as pessoas pulem da ponte do Reginaldo, ceifando suas vidas.

 

 

TNH1

Imagem-7. Chegada da Policia no local.

 

 

 

Gazeta Web

Imagem-8. Mulher prestes a pular da ponte do Reginaldo em Maceió

 

 

Alerta de SPOILER!

 

 

No fim da história o Motoqueiro Fantasma salva todas às pessoas, resgatando-as e aplicando o olhar da penitencia no inimigo. Depressão é mandada direto para o inferno e lá encontra com o Motoqueiro Fantasma rei do lugar, Johnny Blaze.

 

 

Os Vingadores n°14. Panini Brasil.

Imagem- 9. Olhar da penitencia.

 

 

 

 

Fonte: Depressão Profunda

FIM

 

Total de 163 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?