Games

Jogos e aprendizado de idiomas

Você sabia que pode aprender idiomas com jogos?

Quando se fala de estudo de idiomas, uma das habilidades que precisam ser trabalhadas é a leitura e, só se pratica a mesma lendo.

Partindo do principio que muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com o inglês através de jogos de vídeo game, a indicação do mesmo para esse fim é recomendada. Foi uma geração que, além das palavras similares, como save(salvar), difficult(dificuldade), music(música), aprendeu também que Start é para começar o jogo, easy é nível fácil, Hard é nível difícil, Sound é som, load é carregar, entre outras palavras.

É também recomendado para estudos de outros idiomas, sendo um poderoso aliado para os estudantes.

Porém, se são estudantes que estão em outro nível de compreensão do idioma, outro tipo de jogo indicado são os RPG, exatamente pelos mesmos serem compostos por textos, o que é ideal para “medir” o nível de conhecimento do idioma. Se for satisfatório, pode até jogar sem problemas, pegando somente palavras desconhecidas para estudar.

Isso é indicado pois, diferentes de outros jogos, o RPG não pode “sair sendo jogado de qualquer forma”, principalmente em caso de jogos que, se você não compreende o texto do jogo, ficará preso, demorando bastante tempo para passar.

Sem falar que, pelos jogos de RPG possuírem batalhas, um mesmo texto é visto constantemente, o que é ótimo para uma melhor compreensão e decorar das palavras.

Logicamente, um jogo de RPG não será recomendável para um iniciante completo. Assim como para aqueles que não conhecem os idiomas que possuem um sistema de escrita diferente, como o japonês, que, além do jogador precisar compreender os dois básicos (hiragana e katakana), precisará estar mais familiarizado com os Kanji para poder consumir outros jogos.

Nas ultimas gerações de consoles, os jogos possuem, além de texto, áudio de fala, o que potencializa ainda mais o aprendizado, uma vez que, quando você lê e escuta, trabalha as duas habilidades, o que, além de aprender a ler, também a pronunciar as palavras.

Porém, todas essas dicas são validas se houver um objetivo de estudo consciente, prestando atenção no texto e nos áudios de falas.

 

Curioso para conhecer aplicar essa técnica e potencializar os seus estudos? Pela internet, além de roms de jogos em diversos idiomas, além também daqueles que possuem diversos para escolher, também existem os emuladores online, que dão a possibilidade de jogar diversos jogos, só tendo o flash instalado no computador, o que é ótimo para aqueles que não gostam de baixar para evitar vírus.

 

Gostou desse post? Compartilhe com os seus amigos e familiares. E nos conte da sua experiência jogando videogame e estudando.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by