Games

Jogos de movimento corporal

A evolução da resposta das empresas de jogos a combate ao sedentarismo

Quando os jogos digitais foram criados, um fato causou grande preocupação: Uma geração sedentária que preferiu ficar horas jogando vídeo game do que sair para atividades ao ar livre.

Mas, com o tempo, desenvolveram jogos que se tornaram
uma alternativa contra o sedentarismo no videogame: os que utilizam acessórios de movimentação corporal.

Foi então, lançado, o tapete de dança que se popularizou, principalmente ao está presente em fliperamas. Possuindo uma jogabilidade chamativa, onde deveria estar atento a aos passos que aparecem na tela e, ao mesmo tempo, pisar no tempo correto nas setas. Tudo isso gerando uma boa atividade física, com uma trilha sonora de músicas tecno ou da era disco, o que ainda auxilia em ritmo.

E, o melhor é que, até hoje em Fliperamas, tem esse jogo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dance_Dance_Revolution

Com o tempo outros acessórios vieram, como o Kinect para Xbox 360, que permite uma outra experiência com movimentação corporal e videogame, com o  jogador replicando os movimentos que aparecem na tela, não sendo só para jogos de dança, como por exemplo o jogo Dragon Ball para kinect, que permite uma experiência única explicando os movimentos dos personagens (algo que anima muito os fãs, principalmente os sabiam como “lançar” o Kamehameha) ou, como no exemplo na imagem abaixo, sendo, literalmente, um cavaleiro Jedi.

http://gamechanger.co.ke/product/xbox-one-kinect-sensor/

Observando a parte, temos a popularização do Just dance, jogo de dança onde o jogador deve realizar os mesmos movimentos dos avatars na tela. Um dos jogos que tem feito história, principalmente ao estar presente em eventos geeks e de existirem campeonatos do mesmo. Além disso, um filme será produzido. Porém, mesmo que seja um assunto que divida opiniões, por dificilmente conseguirem um resultado satisfatório, não deixa de ser uma forma de fortalecer a marca.

Porém, enquanto esses são acessórios que deveriam ser comprados a parte, a Nintendo revolucionou com o Wii, o console onde, com o controle, que parecia um controle remoto, o jogador deveria também realizar movimentos corporais para controlar.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL208743-6174,00-HOSPITAL+USA+VIDEOGAME+WII+PARA+TRATAR+PACIENTES.html

O Wii possui um acessório, o Wii Balance Board, que acompanha o jogo Wii Fit, que permite outras atividades físicas, como Yoga.

Os sucessores do Wii, o Wii u e o Nintendo Switch repetiram o estilo, inovando ao fazer os controles serem portáteis.

Apesar das dificuldades de acessibilidade no nosso país, com os altos custos dos jogos, assim como dos acessórios, o lado bom de haver esse estilo de jogo é a visão mais humana por parte das empresas, em meio a uma era onde há jovens que não gostam de se exercitar. E a tendência é a próxima geração de consoles caminhar para essa direção da movimentação corporal.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios