Era Reiwa e os tokusatsu

Era Reiwa e os tokusatsu

No dia 01/05, o Imperador Naruhito foi entronizado no Japão, dando inicio a Era Reiwa.

Mas, como esse assunto se encaixa nesse blog geek? Na verdade, bem mais do que podemos imaginar. Quando se pesquisa sobre produções japonesas, principalmente tokusatsu(Ultraman, Kamen Rider e Super Sentai), vemos que tal serie pertence a era Showa ou a era Heisei, o que torna um tema interessante.

Primeiramente, compreendendo de maneira simples, inicialmente, uma era no Japão é período onde diversos imperadores governavam. Já no Japão moderno, o tempo de governo de um Imperador é uma era, que, normalmente, tem seu fim com a morte do atual. Porém, assim como aconteceu na Igreja Católica, onde o Papa Bento XVI renunciou ao papado, sendo sucedido pelo Papa Francisco, o Imperador Akihito abdicou do trono, sendo sucedido por seu filho, Naruhito.

Essa transição de era gera uma grande mudança cultural no país. Porém, não de imediato, já que algumas series, que estrearam no Japão no período Heisei já começado, são pertencentes a era Showa. Isso porque cada governo possui uma mentalidade, que acaba por influenciar em toda a estética e roteiro das produções. Por essa razão, uma produção que teve inicio, praticamente no final de uma era, foi construida sob a influencia da anterior e, logo, não pertencerá a próxima era.

Por essa razão, podemos dizer que as series que chegarão em 2020 podem ainda pertencer a era Heisei. Embora que, enquanto normalmente a mudança de imperador acontece de supetão, já que a morte é um fator que, muitas vezes, surpreende, com o imperador Akihito abdicando, pode ser que a transição das produção para a era Reiwa se dê mais rápido do que o normal.

Não se sabe, porém, se isso irá afetar ou está afetando o filme do Jaspion que será desenvolvido no Brasil.

 

Observação: a imagem da capa é do filme que colocou os Kamen Rider da era Showa contra os da era Heisei.

Total de 334 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?