Eles Vivem (They Live): uma obra prima muito à frente de seu tempo

Eles Vivem (They Live): uma obra prima muito à frente de seu tempo

Eles Vivem (They Live) é um filme estadunidense de suspense e ficção científica de 1988 escrito e dirigido por John Carpenter, baseado no conto de 1963 ” Oito Horas da Manhã” (Eight O’Clock in the Morning), de Ray Nelson. É estrelado por Roddy Piper, Keith David e Meg Foster.

O filme foi um pequeno sucesso na época de seu lançamento, estreando em primeiro lugar nas bilheterias estadunidense. Inicialmente, recebeu análises negativas dos críticos, que questionaram seus comentários sociais. No entanto, como outros filmes de Carpenter, mais tarde ganhou um culto de seguidores e teve uma recepção significativamente mais favorável pela crítica.

É hoje considerada por muitos como uma obra prima subestimada. Ademais, o filme entrou na cultura popular tendo em suas cenas um dos memes mais conhecidos da internet, o que alavancou o seu sucesso posterior.

O motivo do filme ser aclamado até hoje é a sua forte crítica social. O filme retrata o consumismo da era Reagan, em especial tratando a subjugação da classe trabalhadora e o controle onipresente da mídia.

O simbolismo é tão simples e claro que até uma criança consegue entender. A história central se passa ao redor do desempregado ‘Nada’. Ele encontra um par de óculos que lhe permitem ver que a Terra foi infiltrada por alienígenas que escondem sua aparência e manipulam as pessoas para consumir, se reproduzir e se conformar ao status quo via mensagens subliminares na mídia de massa.

Com uma estética de filme independente, quem for ver hoje este clássico ainda achará um excelente filme. Os efeitos especiais são dos anos oitenta, portanto tem suas limitações tecnológicas decorrentes do tempo. Mas não deixe o lapso temporal impedir que esta obra prima da sétima arte seja apreciada.

Eles vivem é um daqueles filmes geniais não agradou à crítica em seu lançamento, mas hoje goza do status de clássico cult. O filme está atualmente disponível pela Netflix e vale a pena dar uma conferida.

Total de 133 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?