Crimes com Inspirações em Filmes (parte1)

Crimes com Inspirações em Filmes (parte1)

Você certamente já ouviu ou leu uma notícia de um crime baseado em um jogo, filme, clipe de uma banda, se não ouviu a seguir vou trazer alguns crimes baseados na cultura pop, a proposta do texto não é discutir se há influência do crime com o filme, é trazer a reflexão para o tema que a sociedade não sabe lidar.

Laranja Mecânica ( 1971)

O filme Laranja Mecânica foi banido do Reino Unido por 25 anos após numerosos ataques de imitadores. Eles incluem o estupro coletivo de uma garota de 15 anos e o assassinato de uma criança.

O diretor do filme Stanley Kubrick encerrou a distribuição do filme em 1973 no Reino Unido, pois foi ameaçado de morte , sua família também, isso ocorreu após a estreia do longa. Nos anos 80 e 90 quem quisesse assistir tinha que comprar em lojas de outros países. A produção foi relançada no Reino Unido em 2000, após a morte do diretor, com censura 18 anos.

No Brasil o longa ficou na lista de obras proibidas pela censura. Para assistir era preciso ir a países vizinhos como o Uruguai. Depois o filme foi liberado com tarjas pretas nas cenas de nudez, com censura 18 anos.

Stanley Kubrick (diretor do filme Laranja Mecânica)

Batman: O Cavaleiro das Trevas ( 2008)

James Holmes é o nome do suspeito acusado de promover um massacre na pré estréia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, na cidade de Aurora no estado do Colorado.

Segundo os primeiros indícios divulgados pelo departamento de polícia de Aurora, o atirador invadiu o Century 16 Movie Theater,( provavelmente por uma das entradas de serviço)entrou em uma das salas de exibição, jogou algum tipo de dispositivo explosivo ou bomba de gás e começou a atirar. A polícia recuperou um fuzil, uma pistola e uma máscara de gás quando eles prenderam o suspeito. Outra arma foi descoberta mais tarde dentro da sala de cinema. Ao ser preso, o atirador foi levado gritando eu sou o Coringa, James atirou em mais de oitenta pessoas, doze morreram.

James Holmes

Halloween (2007)

Em 2012, Jacob Ryan “Jake” Evans assistiu ao remake de Rob Zombie do filme Halloween, no qual um garoto mata os próprios familiares e pensou se ele se sentiria como o personagem ao matar alguém. Foi por isso que decidiu no dia 04 de outubro pegar a arma de seu avô e atirar em pessoas de sua família.

Curioso para saber como iria se sentir, matou sua irmã, Mallory de 15 anos e sua mãe, Jami Evans dentro da própria casa com vários tiros. Após perceber que ficou chocado e assustado desistiu do plano inicial matar também os avós e outras duas irmãs, ligou para a polícia.

Aos investigadores Jake alegou ter planejado matar os parentes depois de assistir ao filme. “Enquanto assistia fiquei impressionado com a felicidade com que o garoto matava e com pouco remorso que ele teve depois”, descreveu Jake. O jovem foi condenado a 45 anos de prisão.

Jake

O filme Coringa(2019) narra a história de como a sociedade atual lida com uma pessoa com uma doença rara, que ri involuntariamente, por isso o protagonista carrega um cartão para informar as pessoas de sua doença.

Os preconceituosos pensaram que o filme do vilão iria incentivar a violência, mortes, ataques, entretanto o longa gerou o debate como é difícil ser excluído da sociedade por ter uma doença.

Eu deixo uma reflexão pois não sou especialista no assunto, crimes, assassinatos em séries, crimes de comoção pública só surgiram depois da criação do cinema? Por que associam crimes a cultura pop? Por que a polícia e todos os profissionais envolvidos não buscam conhecer/ investigar o criminoso antes de associar a sétima arte?

O senso comum não sabe diferenciar surto psicótico, suicídio, depressão, esquizofrenia , insanidade, psicopatia, serial killer, sociopatia, doenças psicossomáticas, é mais fácil afirmar que um atirador depois de assistir um filme matou várias pessoas. O personagem bíblico Caim quando assassinou seu irmão Abel( Bíblia Sagrada, Gênesis capítulo 4) teve contato com material da cultura pop? Amnom quando estuprou sua irmã Tamar( Bíblia Sagrada, 2 Samuel capítulo 13) assistiu Laranja Mecânica?

Crimes de comoção pública é anterior a tv, ao cinema e a cultura pop.

Total de 126 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?