News

Conferência Alagoana da Cultura Nerd

É com emoção e muita alegria que venho nesse momento compartilhar esse registro. 30 de janeiro de 2021, cidade de Maceió, capital alagoana; uma data de agora em diante memorável para o cenário nerd em Alagoas, que mais uma vez deixa seu nome gravado na história recente da cultura do estado, o qual foi palco da I Conferência Estadual de Cultura Nerd, segmento em ascensão em todo o Brasil e no mundo.

Nesse evento, o Poder Público de Alagoas nos enxergou de uma maneira que nem o mais otimista de nós nerds poderia imaginar. Estiveram conosco o vereador Dr. Cleber Costa, Mirian Monte, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Rodolfo Barros, secretário adjunto de políticas para a juventude em Maceió, senhor Dell Vasconcelos, representante da gerência de esporte e lazer do SESC, entre outras figuras importantes do município.

A realização da conferência foi idealizada pelo AL RPG Club, de modo que faço questão de destacar aqui dois nomes sem os quais essa conquista não teria sido possível: Marcus Kelly e Jefferson Diniz. Juntos, eles uniram o RPG alagoano que por sua vez congregou todos os segmentos da cultura nerd do estado que fizeram acontecer nossa conferência inaugural.

Após a criação do AL RPG Club, há de se destacar a atenção que Dr. Cléber Costa tem dedicado ao segmento, como por exemplo quando nos convidou para a primeira audiência pública da cultura nerd em Maceió, dando voz aos nerds que nunca a tiveram antes frente às autoridades municipais e à sociedade em geral. Mas isso ainda era só o começo e uma das conquistas mais importantes estava por vir. Ao perceber que a cultura nerd sofria o mesmo mal de outras expressões culturais sofreram no passado, isto é, a ausência do reconhecimento da classe política, abraçou essa causa e levou à Câmara de Maceió o projeto de lei que criou o Dia Municipal da Cultura Nerd, aprovado pela casa em setembro de 2019.

No dia 28 de janeiro aconteceu a assembleia geral dos criadores de conteúdo nerd, e a criação de uma nova instituição, a ACCA- Associação de criadores de conteúdo nerd de Alagoas. Junto com a conferência, foi criada a AACN – Associação Alagoana da Cultura Nerd. Com efeito, nos últimos 3 anos, Alagoas vem se mostrando um estado aberto aos novos movimentos artísticos e culturais, de modo que esse evento dá provas que estamos também antenados para as mudanças que se fazem necessárias na direção de evoluir o cenário nerd.

Em suma, a conferência que fizemos concretizou uma ideia que há três anos vem sendo gestada. Mais que isso, coroa uma luta que só em Alagoas vem desde os anos 80, no Brasil, desde os anos 60! É um evento histórico que vem para fechar um ciclo, mas sobretudo abrir outros. Hoje Alagoas tem 13 segmentes da cultura nerd reconhecidos através de um censo online feito recentemente pelo AL RPG Club e conta com 3 instituições que representam o cenário, além de contar agora também com o apoio do poder público.

Vem mais novidade por aí! Nesse momento está em tramitação na Câmara de Vereadores de Maceió o projeto de lei que cria a Comenda Messias de Melo voltada à cultura nerd. Por todas essas coisas, percebo hoje claramente que estamos sendo notados, mas as conquistas não vão parar tão cedo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?