Capitão América: um simbolo

Capitão América: um simbolo

Chegando ao fim a primeira temporada de Falcão e o Soldado invernal, a serie explorou sobre quem é o Capitão América e o que ele representa.

Steve Rogers, o mais improvável dos candidatos, devido a diversos problemas de saúde, devido a seus valores, foi o mais ideal para receber o soro do Super soldado, que o tornaram lendário como Capitão América, seja na segunda guerra, ou no futuro, como um dos Vingadores.

Na serie, localizada meses após os eventos de Ultimato, quando Steve, idoso, se aposenta e entrega o escudo para Sam Wilson, segue o que ele fez com escudo, o entregando para o museu do herói.

É então que recomeça o debate: John Walker, o candidato perfeito para ser o novo Capitão América, era falho naquilo que Steve Rogers possuía, sendo consumido pela vaidade e o orgulho.

Por outro lado, temos Sam, escolhido pelo próprio Capitão, mas que não só recusou o escudo por não estar à altura, mas também por algo ainda mais denso: o racismo. O que é bem presente na participação de Isaiah Bradley, que recebeu o soro do super soldado, salvou a muitos, mas foi ignorado pela história.

Tudo fazendo parte da jornada do herói de Sam Wilson, que foi se moldando para se tornar no novo Capitão América. Não aquele símbolo de liberdade que lutou contra nazistas, mas aquele, que é um homem negro, e que é voz dos que não possuem voz, como negros, e aqueles que sofreram e que sofrem com os impactos sociais dos que sobreviveram ao estalo, e aos retornados do blip.

Uma serie que, se fosse lançada na data original, comunicaria com o caso de Floyd, um homem negro que foi morto por um policial branco. Infelizmente, um ano depois, o mesmo acontece nos EUA e, no Brasil, na 21ª edição do Big Brother Brasil, com diversas situações envolvendo racismo e militantes que prejudicaram o que é a luta contra o racismo.

O Capitão América é mais do que um herói, é um símbolo pela liberdade. Não é criado, mas forjado, assim como a Feiticeira Escarlate. Um herói necessário no mundo e que muito ainda vai falar no MCU.

 

As próximas aparições do Capitão América III será no confirmado Capitão América 4, protagonizado por Anthony Mackie, e na provável segunda temporada da serie, que mudou de nome para Capitão América e o Soldado invernal.

Total de 63 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?