Benefícios de escutar Rock

Benefícios de escutar Rock

Escutar rock gera muitos benefícios pra saúde, isto mesmo que você leu, o estilo musical faz bem ao corpo, alma e espírito, vejamos alguns benefícios de acordo com pesquisa científica e os benefícios da Musicoterapia.

Faz bem ao Coração 

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Nis, na Sérvia, ouvir rock estimula a liberação de endorfina, melhora a saúde vascular, aumenta o fluxo sanguíneo em até 26%.

Fonte: banda Raimundos, imagem retirada do Google.

Controla o Estresse 

Um estudo australiano comprovou a influência positiva do gênero musical, a Universidade de Queensland em Brislane constatou que o rock ajuda a processar a raiva, deixando os ouvintes mais ativos e energizados. 

Fonte: banda de rock Foo Figthers, imagem retirada do Google.

Nos deixa Alegre 

A música estimula o cérebro a melhorar o humor, gerando sentimentos alegres.

Fonte: banda de rock Os Paralamas do Sucesso, imagem retirada do Google.

Ameniza a Dor

Por nos envolver emocionalmente, a música pode ajudar a tirar nossa atenção da dor, o que faz com que a sensação de dor seja reduzida. A Musicoterapia, inclusive pode beneficiar bastante pacientes com dor crônica. 

Fonte: banda de rock Link Park, imagem retirada do Google.

Fortalece a memória 

A longo prazo, a música facilita o aprendizado de novas informações, melhorarando assim, sua memória. 

Fonte: banda de rock Capital Inicial, imagem retirada do Google.

Musicoterapia 

É uma prática com música no contexto clínico de tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem estar. Decorre num processo sistemático ao longo do tempo, efetuado entre um musicoterapeuta( profissional qualificado) e uma pessoa ou em grupo. Para recorrer à musicoterapia não é necessária formação ou treino musical.

O musicoterapeuta aplica técnicas, com base em evidências científicas, para atender a necessidades( físicas, emocionais, mentais ou sociais) e desenvolver funções inerentes à musicalidade da pessoa ou do grupo ( como o relacionamento, a mobilização, o relaxamento, a expressão, a organização e a aprendizagem) para promover qualidade de vida. 

A musicoterapia é internacionalmente reconhecida como uma atividade clínica e regulamentada no âmbito das profissões de saúde. A investigação, prática clínica, educação  e formação clínica estão definidas por standards de entidades profissionais de acordo com contextos culturais, sociais e políticos. Atualmente, existe um sistema de certificação com emissão de licença profissional para musicoterapeutas no Reino Unido, na Noruega, na Austrália e nos EUA.

Fonte: https://www.lottoland.com/br/revista/8-maneiras-em-que-o-rock-faz-bem-para-a-saude.html#:~:text=CONTROLA%20O%20ESTRESSE&text=A%20Universidade%20de%20Queensland%20em,a%20escolha%20ideal%20para%20desestressar.

https://frontsaude.com/dia-do-rock-beneficios-da-musica-para-a-saude/

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia

https://www.drbarakat.com.br/dia-do-rock-beneficios-da-musica-para-a-saude/

 

Total de 88 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?