Filmes & Seriados

44 anos da franquia Super Sentai

Um fato a ser bastante comemorado.

No dia 5 de abril, fez 44 anos da estréia de Goranger, a primeira série tokusatsu de estilo sentai que, em japonês, significa esquadrão.

Para nós brasileiros é razão de comemoração, uma vez que os tokusatsu são queridos, e lembrados com carinho até hoje, como jaspion, jiraiya e black kamen rider. Os Sentai, que passaram a ser chamados de Super Sentai, possuem um espaço no coração dos brasileiros por causa, principalmente de Changeman e Flashman.

Apesar de não ter mais tido em território nacional tokusatsu inéditos(o último que teve foi Ryukendo, exibido na Rede Tv!), de certa forma, conseguiram uma “sobrevida”. Foi quando Haim Saban comprou os direitos para adaptar as histórias. Entre diversas produções, que tinham uma trama e, nos momentos de luta, reutilizavam cenas do original, a que teve maior duração foi a franquia Power Rangers, que completou nesse ano 26 anos em fevereiro.

Embora faça sucesso, a produção divide opiniões dos fãs tradicionais de tokusatsu. Além de gerar polêmica com uma das maiores modificações: enquanto na trama original, um homem veste amarelo, em Power rangers mudaram o gênero para feminino. A mudança foi para que houvesse mais mulheres no time de heróis. Porém, só em cinco equipes houveram essas mudanças: mighty morphin, galáxia perdida, resgate, força do tempo e força animal. Porém, já houveram quatro temporadas onde realmente o amarelo era homem: Alien Rangers, tempestade ninja, força mística e aço ninja.

De cerca de 20 equipes, a mais icônica e reaproveitada até hoje é a Mighty morphin, tendo uma elogiada extensão em histórias nos quadrinhos, entre elas, a que apresentou o vilão lorde Drakkon (Tommy Oliver de outra realidade, que possui os poderes do ranger branco e ranger verde) e a de uma equipe Mighty Morphin anterior a que conhecemos, dos anos 60, que foi a frente do seu tempo, formada por membros vindos de diferentes países, com mulheres como ranger vermelha e ranger preta e, como ranger rosa, um homem, um fato inédito até mesmo na franquia Super Sentai.

No próximo arco, trará uma aventura dos irmãos Andros e Karone contra os Psycho rangers.

Além disso, foram desenvolvidos crossovers com outras franquias: Liga da justiça, que aconteceu nos quadrinhos e com Street Fighter, que foi devido ao jogo Legacy wars, que trouxe o Ryu como Ryu Ranger.

Outro reaproveitamento foi no filme de 2017, que trouxe uma outra versão para a clássica trama, onde os adolescentes são desajustados. Foi bastante elogiado, apesar de muitos terem criticado eles demorarem a morfar. Porém, o filme teve uma bilheteria bastante baixa, o que deixou os empolgados planos para uma sequencia desanimados. Mas, com a Hasbro tendo direitos da franquia, a continuação está sendo desenvolvida, embora não se saiba se dará continuidade ou se será um reboot.

Como é de esperar em qualquer produção televisiva, os atores que estiveram no elenco principal são lembrados, ainda mais quando os mesmos possuem diversos trabalhos marcantes, como é o caso de Machiko Soga(Rita Repulsa/Bruxa Bandora – Mighty Morphin Power Rangers/Zyuranger = Spielvan, Jiraiya, Magiranger…), Adelaide Kane(Tenaya 7 – Power Rangers RPM = Reign, Once Upon a time) e Rose Mclver(Summer – Power Ranger RPM = iZombie).

Também houveram brasileiros, como Glenn McMillan(Dustin – Power Rangers Tempestade Ninja), Davi Santos(Ivan – Power Ranger Dino Charge) e Chrysti Ane(Sara – Power rangers Aço ninja).

Já Yoshi Sudarso é o primeiro ator a estar numa serie japonesa(ninninger, numa participação) e ocidental(Dino Charge). mas, de todos,dois possuem um destaque: Jason David Franklin(Tommy Oliver) e Ciara Hanna(Gia), os que tiveram os personagens mais marcantes da franquia.

Alguns fatores que fizeram da franquia Super Sentai diferente dos demais tokusatsu é, além de trazer uma equipe em meio a série de herói solo, também é a única produção a ter, em quase todas as series, uma mulher(Sun Vulcan é a única a ter somente homens. Já em outras, tiveram duas mulheres na equipe).

 

E você, já assistiu um Super Sentai ou Power rangers? Conte qual foi as que mais gostou.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios