Raramente você lê ou assiste notícias dos benefícios da cultura nerd/pop, o senso comum associa crimes a filmes e games por preconceito e fanatismo religioso, a proposta do texto é citar filmes e trazer a reflexão ao debate por que associam a cultura pop/ nerd a coisas ruins?
Assassinos por natureza (1994)
O filme foi escrito por Quentin Tarantino e dirigido por Oliver Stone, o objetivo do longa é criticar a obsessão da mídia pela violência, os autores do Massacre de Columbine Eric Harris e Dylan Klebold associaram os personagens do filme para servir de inspiração para as mortes.
Massacre de Columbine
Foi um massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999 na Columbine High School, Colorado, Estados Unidos.
As motivações do ataque são incertas, 24 pessoas ficaram feridas, os diários pessoais dos autores do crime relatam que eles desejavam um ataque semelhante ao atentado de Oklahoma City e outros que ocorreram nos Estados Unidos na década de 90.
Depois de trocarem tiros com policiais a dupla cometeu suicídio na biblioteca da escola, Eric atirou mirando no céu da boca, tinha 18 anos, Dylan atirou na sua cabeça, tinha 17 anos.
O Colecionador ( 1965)
O filme é dirigido por William Wyler, foi baseado no livro homônimo de John Fowles, retrata a história do jovem Frederick Clegg, um homem tímido que trabalha como balconista em uma prefeitura, é ridicularizado por seus amigos, principalmente por colecionar borboletas. Frederick é apaixonado de maneira platônica pela jovem Miranda, mas nunca se declara. Tudo muda quando Frederick ganha na loteria, compra uma grande casa e sequestra sua amada.
Mortes inspiradas no filme
Leonard Lake, fã do livro O Colecionador ( 1963) com seu amigo Charles Ng sequestrou e matou 25 pessoas entre os anos de 1982 e 1985 na Califórnia.
Leonard e Charles tinham um histórico conturbado antes de assistirem o filme, Leonard cometeu suicídio na cadeia, engoliu um comprimido de cianeto, veneno que ele sempre carregava junto de si, antes de se matar escreveu um bilhete confessando seus crimes. Charles morreu de velhice na cadeia.
Pânico ( 1996)
Filme do diretor Wes Craven, a história é de um serial killer fanático por filmes de terror que telefona para a vítima e faz perguntas sobre filmes de terror, a vítima é esfaqueada até a morte pelo assassinato vestido de preto, com uma máscara inspirada na obra O Grito, de Edvard Munch.
Thierry Jaradin
Em 2001 o caminhoneiro de 24 anos pediu a sua namorada Alisson Cambier em casamento, a jovem não aceitou, Thierry afirmou que ficou nervoso, vestiu uma roupa preta parecida com o do filme Pânico e atacou sua namorada com duas facas, tapou a boca da vítima e a golpeou 30 vezes.
O assassino disse a polícia que seu crime havia sido premeditado e motivado pelo filme.
Pesquisei em várias fontes sobre o que aconteceu com o caminhoneiro depois que foi preso e não encontrei informações.
Ninguém nasce violento se torna violento no ambiente em que vive, a violência existe desde que o mundo é mundo, anterior a cultura pop/ nerd e as redes sociais.
Leia também: https://ventruenoob.com/crimes-com-inspiraes-em-filmes-parte-1
Fonte imagem: Google.