Você certamente já ouviu ou leu alguma notícia de um crime motivado por  um jogo,  clipe de uma banda, se não ouviu a seguir vou trazer alguns crimes baseados na cultura pop, a proposta do texto não é discutir se há influência do crime com o filme, é trazer a reflexão para o tema que a sociedade não sabe lidar.

Laranja Mecânica ( 1971)

O filme Laranja Mecânica foi banido no Reino Unido por 25 anos após numerosos ataques de “imitadores”. Eles incluem o estupro coletivo de uma garota de 15 anos e o assassinato de uma criança.

O diretor do filme Stanley Kubrick encerrou a distribuição do longa em 1973 no Reino Unido, pois foi ameaçado de morte, após a estreia do filme. Nos anos 80 e 90 quem quisesse assistir tinha que comprar em lojas de outros países. Laranja Mecânica foi relançado no Reino Unido em 2000, após a morte do diretor, com censura de 18 anos.

No Brasil o longa ficou na lista de obras proibidas pela censura. Para assistir era preciso ir a países vizinhos, como o Uruguai. Depois o filme foi liberado com tarjas pretas nas cenas de nudez, com censura 18 anos.

 

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge ( 2012)

James Holmes é o nome do suspeito acusado de promover um massacre na pré estreia do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, na cidade de Aurora no estado do Colorado.

Segundo os primeiros indícios divulgados pelo departamento de polícia de Aurora, o atirador invadiu o Century 16 Movie Theater, ( provavelmente por uma das entradas de serviço) entrou em uma das salas de exibição, jogou algum tipo de dispositivo explosivo ou bomba de gás e começou a atirar. A polícia recuperou um fuzil, uma pistola e uma máscara de gás quando eles prenderam o suspeito. Outra arma foi descoberta mais tarde dentro da sala de cinema. Ao ser preso o atirador foi levado gritando “eu sou o Coringa”, James atirou em mais de oitenta pessoas, doze pessoas morreram.

 

Halloween: O Início ( 2007)

Em 2012 Jacob Ryan “Jake” Evans assistiu ao remake de Roberto Zombie do filme Halloween, no qual um garoto mata os próprios familiares e pensou se ele se sentiria como o personagem ao matar alguém. Foi por isso que decidiu no dia 04 de outubro pegar a arma do seu avô e atirar em pessoas de sua família.

Curioso para saber como iria se sentir, matou sua irmã Mallory de 15 anos e sua mãe Jami Evans dentro da própria casa com vários tiros. Após perceber que ficou chocado e assustado, desistiu do plano inicial- matar também os avós e outras duas irmãs, Jake ligou para a polícia.

Aos investigadores Jake alegou ter planejado matar os parentes depois de assistir o filme Halloween. Enquanto assistia, fiquei impressionado com a facilidade com que o garoto matava e com o pouco remorso que ele teve depois, descreveu. O jovem foi condenado a 45 anos de prisão.

Coringa ( 2019)

O filme do Coringa narra a história de como a sociedade atual lida com uma pessoa com uma doença rara, que ri involuntariamente, por isso o protagonista carrega um cartão para informar as pessoas da sua doença.

Os preconceituosos pensaram que o filme do vilão iria incentivar a violência, ataques, entretanto o longa gerou o debate como é difícil ser excluído da sociedade por ter uma doença.

Eu deixo uma reflexão pois não sou especialista no assunto Crimes, assassinatos em séries, crimes de comoção pública só surgiram depois da criação do cinema?"  Por que associam crimes a cultura pop? Por que a polícia e todos os profissionais envolvidos não buscam conhecer/ investigar o criminoso antes de associar a sétima arte?

O senso comum não sabe diferenciar surto psicótico, suicídio, depressão, esquizofrenia, insanidade, psicopatia, serial killer, sociopatia, doenças psicossomáticas, é mais fácil afirmar que um atirador depois de assistir um filme matou várias pessoas. O personagem bíblico Caim quando assassinou seu irmão Abel teve contato com material da cultura pop? ( Personagem do livro Gênesis da Bíblia Sagrada, capítulo 4), Amnom quando estuprou sua irmã Tamar assistiu Laranja Mecânica?( Personagens do livro 2 Samuel da Bíblia Sagrada, capítulo 13).

Crimes de comoção pública é anterior a tv, cinema e a cultura pop.

 

Fonte imagem: Google.

Voltar