O TikTok está tomando medidas para combater a disseminação de “fake news” entre seus usuários. Agora, vídeos contendo informação questionável que não pôde ser verificada pelos moderadores da empresa mostrarão um aviso durante a exibição dizendo “Caution: Video flagged for unverified content” (“Cuidado! Vídeo marcado por conteúdo não-verificado”).
A rede já estava diminuindo o alcance de alguns vídeos não verificados, mas até o momento não havia um aviso anexado a eles. Os criadores serão alertados caso um de seus vídeos seja marcado, e todos os vídeos marcados terão sua distribuição reduzida.
Os usuários também serão avisados quando tentarem compartilhar um vídeo marcado, com um pop-up perguntando “Are you sure you want to share this video? ” (Tem certeza de que quer compartilhar este vídeo? ”). O vídeo ainda pode ser compartilhado se o usuário quiser, mas a mensagem é uma tentativa de fazê-lo “pensar duas vezes”.
Segundo o The Verge, o TikTok não disse quantos vídeos são analisados por dia nem como eles são escolhidos, mas um porta-voz afirmou que a análise é focada em tópicos como eleições, vacinas e mudança climática, e que não é necessária popularidade mínima para que o vídeo seja escolhido. Conteúdo que viola a política contra desinformação do TikTok é removido diretamente.
O Twitter, por exemplo, avisa o usuário caso ele tente “curtir” um post com conteúdo duvidoso, e posts de presidentes, influenciadores e outras pessoas proeminentes que contenham desinformação são marcados de forma bem evidente. Isso já aconteceu com o ex-presidente dos EUA Donald Trump e o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que tiveram posts apagados pela rede por violação de conduta.
Tuítes marcados com essas notificações, afirma o Twitter, deixam de aparecer nos resultados de busca orgânica da plataforma, nem tampouco aparecem nas linhas do tempo de usuários que não sigam as contas que os publicaram.
Fonte: The Verge
Total de 365 visualizações