Games

Steam bate recorde de usuários simultâneos e o coronavírus pode ser um dos motivos

A plataforma teve mais de 18,8 milhões de jogadores online

No último domingo dia (2), a Steam alcançou um novo pico record de usuários online simultaneamente, com o site SteamDB registrando mais de 18,8 milhões de contas logadas ao mesmo tempo na plataforma. Destas, 5,9 milhões estavam jogando.

Estes números são interessantes, principalmente quando comparados com o recorde anterior, de 14 de janeiro de 2018. Na época, foram registrados 18,5 milhões de usuários online, mas mais de 7 milhões estavam jogando — uma quantidade consideravelmente maior do que o do último domingo.

Os motivos para o novo pico ou para a discrepância de usuários em jogo não estão claros, mas é possível que o surto do coronavírus, que começou há um tempo na China, seja parcialmente responsável pelos dados.

De acordo com o analista Daniel Ahmad, especializado no mercado de games na China, o número de jogadores por lá aumentou também durante o feriado do Ano Novo Lunar, que foi estendido país por conta da doença.

Está e algumas outras medidas de segurança obrigaram a população a ficar em casa. Segundo Ahmad, considerando que o Steam tem mais de 40 milhões de usuários apenas na China continental, é natural que muitas destas pessoas tenham decidido acessar a plataforma ou aproveitar o tempo para jogar e faz todo sentido já que elas evitam de estar na rua e tiveram seus trabalhos suspensos

“Isso aconteceu no último dia do feriado de Ano Novo Lunar na maior parte da China. O medo do novo coronavírus, os bloqueios nas cidades e as restrições de viagem manteve as pessoas em casa e uma atividade para passar o tempo é jogar. O pico foi em 26 de janeiro, um dia após o Ano Novo.

O feriado foi estendido para 2 de fevereiro na China. Algumas províncias, como Shangai, estenderam para 9 de fevereiro, enquanto a província de Hubei estendeu para 13 de fevereiro, considerando que lá se iniciou o surto. Há mais de 40 milhões de usuário do Steam na China continental.”

Por fim, também vale lembrar que recentemente a Valve decidiu colocar todos os jogos da série Half-Life gratuitos para jogar até 1º de abril, o que provavelmente também colaborou para estes números consideravelmente falando.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?