Sou Nerd ou Geek?

Sou Nerd ou Geek?

Pra começar, esses são termos distintos. “Geek” surgiu no século XIX, proveniente de “geck”, uma palavra de origem alemã que significa “bobo”. Por sua vez, o termo “nerd” apareceu nos EUA na década de 60 e pode ter sua origem do inglês “nert”, gíria traduzida por “louco”.
Estereótipos à parte, os adeptos dos dois títulos divergem sobre o que define cada tribo. Em 2013, o engenheiro de software Burr Settles estudou 2,6 milhões de tuítes para verificar quais palavras são mais associadas aos dois termos. O resultado: “nerd” é mais relacionado a estudos, enquanto “geek” aparece mais ligado à cultura pop. Ainda que a pesquisa não sirva para classificar o que vem a ser um nerd ou um geek, vale por mostrar como é, em geral, a visão popular sobre os dois.
Nos dicionários de língua inglesa, porém, nerd e geek significam a mesma coisa. Referem-se a pessoas tímidas e inteligentes que se interessam por computadores e pesquisam sobre assuntos de que gostam.

Será que sou um nerd?

Nerd é todo aquele que consome cultura, seja ela pop ou não. Partindo desse princípio, se uma pessoa tem um alto interesse em filmes, quadrinhos, livros, música, matemática e etc, ela é um nerd.
Se você é fã de rock metal ou adora pagode dos anos 90… tenho uma notícia: você é um nerd! Com isso já deu para perceber que mesmo aquela menina que você chama de patricinha só por ela manjar tudo sobre moda e maquiagem, ao contrário do que você imagina, ela é tão nerd quanto você!

Será que sou Geek?

Geek é uma vertente do nerd, que depois serviu para rotular certo modo de se vestir, também chamado de “hipster”, alguém que anda bem arrumado, engomadinho. Em síntese, a definição vem de “geck”, termo antigo para “fool” ou “freak”.
O Geek é o Nerd tecnológico, seja às vezes um inventor, seja às vezes um programador. O Geek é aquele cara para quem você pergunta sobre informática e espera que ele saiba muito de tecnologia. Normalmente é aquele amigo que lhe mostra que seu celular tem coisas incríveis, mas você sequer sabia que existia. Ser Geek não é apenas agir como aquele amigo ajuda os outros com seu PC ou celular; é ter uma compreensão mais ampla da tecnologia, seus conceitos e uso.

E aí você é Nerd ou Geek? Ou você é um pouquinho de cada?
Deixe seu comentário!

Total de 163 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?