Sony adquire Housemarque, desenvolvedora de Returnal

Sony adquire Housemarque, desenvolvedora de Returnal

A longeva colaboradora da PlayStation agora faz parte da família

A Sony adquiriu a desenvolvedora finlandesa Housemarque, após anos de colaboração entre as duas empresas. A Housemarque recentemente lançou o exclusivo de PS5 Returnal.

A novidade foi anunciada nesta última terça-feira dia (29) no PlayStation Blog, com o chefe da PlayStation, Herman Hulst, dizendo que “o recente lançamento de Returnal pela Housemarque comprova que o estúdio tem uma visão incrível, e é capaz de criar novos games memoráveis que ressoam com a nossa comunidade. A adição aumenta a força criativa da PlayStation Studios, e estou empolgado para ver o que há no futuro da Housemarque”. O estúdio foi comprado por um valor desconhecido.

Em uma entrevista detalhada à British GQ, o co-fundador e diretor gerente da Housemarque, Ilari Kuittinen, disse: “Eu acho que a Sony é o parceiro que está melhor equipado para nos ajudar desenvolver ainda mais. Vamos aos fatos, esses são alguns dos melhores desenvolvedores de games do mundo. Então estamos orgulhosos de fazer parte desse grupo e esperamos colaborar e aprender com eles.”

Hulst complementou a conversa. “Poderemos remover as limitações e ajudar o Ilari, Harri Tikkanen [diretor criativo] e toda a equipe a focar exclusivamente em fazer jogos incríveis. Eu acho que isso os ajudará a crescer ainda mais e será ótimo para a qualidade e ambições.”

“Eu acho que sempre estivemos inovando com tecnologia”, disse Kuittinen, enquanto discutia as possibilidades que a aquisição abria. “Podemos fazer isso agora, ainda mais do que antes já que podemos nos concentrar em uma plataforma. Então isso é bastante importante. Temos nosso próprio motor de VFX no game que estamos usando e esperamos que criaremos algo ainda melhor.”

“E, obviamente, eles serão convidados aos fóruns, como o fórum de chefe de estúdio, onde compartilhamos diversas iniciativas, ideias e tecnologia”, disse Hulst. “É difícil para ele comentar sobre o que ele terá de benéfico vindo de fora, mas eu posso te falar por experiência própria que vai ser muito. É completamente voluntário. Ele dirige a equipe dele, mantém a cultura do estúdio e nós obviamente protegeremos isso. No entanto, poderemos oferecer muito à Housemarque daqui para frente.”

A Housemarque foi fundada em 1996, mas teve sucesso com o lançamento de Super Stardust HD no PS3 em 2007, o que iniciou o relacionamento duradouro com a Sony. Desde entçao, o estúdio lançou Dead Nation, Resogun, Alienation, Nex Machina, Matterfall e Returnal como exclusivos de console para a PlayStation.

Após o lançamento de Returnal, o CEO da Housemarque, Ilari Kuittinen, agradeceu a Sony por permitir que o estúdio trabalhasse em algo “muito arriscado”. “Em uma época em que publishers estão tomando cada vez menos riscos criativos”, ele diz, “agradecemos nossa parceira de publishing Sony, que nos deu uma oportunidade de trabalhar em algo muito arriscado e nos deu um apoio fantástico durante todo o projeto. Estamos eternamente gratos pela oportunidade”. Esperamos que a aquisição abra portas para que a Housemarque continue se arriscando.

Total de 41 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?