Reportagem do programa Fantástico ( TV Globo) do dia 06 de abril de 2025 mostrou policiais infiltrados no Discord, rede social bastante usada para jogos, os policiais de São Paulo monitoram e recebem denúncias contra grupos criminosos online num núcleo criado em novembro de 2024 na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
O secretário de segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, alega que a plataforma não colabora com as autoridades. “É inadmissível que uma plataforma não colabore com as autoridades policiais para que um crime seja cessado”, afirmou.
Num dos casos, aconteceu o seguinte, segundo o secretário: “Em tempo real, uma tortura psicológica. Pedimos para que derrubasse a live que acabaria com esse crime. Eles negaram uma vez alegando que não era um caso de gravidade.”
Numa operação em novembro de 2024, a polícia prendeu dois maiores de idade e apreendeu quatro menores. Entre os crimes pelos quais eles estão investigados estão:
Aliciar e assediar crianças e adolescentes;
Indução a automutilação e suicídio;
Organização criminosa;
Pornografia infantil.
Além dos grupos criminosos, a polícia investiga os responsáveis pelo Discord. As denúncias contra conteúdo criminoso na plataforma aumentaram 272% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período em 2024.
Declaração do Discord
Em nota ao programa Fantástico o Discord declarou: que as ações dos grupos investigados nessa operação não tem espaço na plataforma.
Além disso o Discord afirmou ter equipes dedicadas em combater grupos criminosos.
Fonte: Olhar Digital.com
Total de 23 visualizações