Tecnologia

PATENTE DA SONY REVELA MISTÉRIOS SOBRE O SSD DO NOVO PLAYSTATION

Embora a Sony tenha revelado pouco sobre o novo hardware do PlayStation 5, tem algo que ela já deixou claro, é que uma nova tecnologia de SSD vai ser a peça-chave por trás dele. Nesta quinta-feira (23), o usuário do Reddit gofreak revelou registros de patente feitos em 2015 e 2016 que podem revelar alguns dos segredos sobre o novo console.

Não há garantias de que as ideias registradas pela empresa sejam exatamente aquelas que vão chegar ao produto final, mas é interessante observar algumas das soluções propostas. Uma das patentes descreve que, ao trocar a DRAM por SRAM, tem como garantir a menor latência dos SSDs e aumentar a velocidade de comunicação entre o controlador e a pesquisa de endereço dos dados.

O registro também propõe usar uma granularidade mais “grosseira” de dados que são escritos uma única vez — como aqueles referentes à instalação de um jogo, por exemplo, teoricamente isso permitiria ler os blocos com tamanho tão pequenos quanto 32kb, e os dados lidos poderiam ficar em buffer na memória SRAM para checagens ECC.

Melhorias de hardware e software

Há bastante técnicas envolvidas nos registros, mas o objetivo geral da Sony é eliminar as barreiras que o uso de SSDs convencionais apresentam hoje em dia. A ideia da empresa é realizar otimizações tanto de hardware quanto de software para aumentar as velocidades de leitura e gravação e eliminar gargalos de CPU durante a transferência de dados.

Além de permitir que a empresa alcance seus objetivos, a substituição da tecnologia DRAM por SRAM também possibilitaria uma redução nos custos de produção — algo essencial para um console de mesa. Resta esperarmos para que mais dados oficiais sobre o hardware sejam revelados e assim, poderemos descobrir o quanto das patentes foram aproveitadas dessa vez.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios