O UCM em 2022

O UCM em 2022

o lançamento do especial de natal dos Guardiões da galáxia, o ano de 2022, assim como a fase 4 da Marvel nos cinemas, foram encerrados.

Além de series de heróis novos, trouxe a continuação de filmes de heróis já estabelecidos, além da estreia dos especiais.

 

Herois sombrios e filhos da meia noite

Abrindo alas para 2022, Cavalheiro da lua trouxe o herói sombrio, avatar do deus Khonshu

Dando seguimento a Eternos, que apresentou Dane Whitman, que descobriu sua herança familiar, assim como a espada de Ébano, e Blade, que só aparece a voz, ele é o terceiro herói que, nos quadrinhos, formam os Filhos da meia noite.

Se o UCM adaptará a equipe, ainda não foi revelado, mas é certo que ele está expandindo mais da parte sombria da editora, que teve um grande reforço no especial de Halloween Lobisomem da noite, que trouxe o personagem-título, cuja identidade civil é Jack Russel, além também de Elsa Bloodstone e do Homem-coisa.

 

A crise da Marvel

Um momento bem conturbado nesse ano foi a denuncia que a equipe de CGI estava trabalhando com prazos absurdos.

Não a toa, o ano não foi o melhor em efeitos especiais, que foram duramente criticados, como o chacal em Cavaleiro da lua, o terceiro olho do Doutor Estranho, a cabeça flutuante de Axel Heimdallson(corrigido para o streaming) e o polêmico visual da She-Hulk, que ficou mais estranho nas cenas que exigiram expressões faciais.

 

Outras mitologias

Com a presença dos asgardianos, era esperado outros deuses aparecerem. Cavaleiro da lua apresentou os deuses egípcios que, diferente dos já estabelecidos, não são visíveis e agem através de avatares, que são humanos. Os deuses que aparecem é Khonshu, Tuéris e Ammit.

Já em Thor: Amor e trovão, diversas mitologias aparecem, entre elas está a deusa Bast de Wakanda, que deu a erva coração, responsável por dar a força para o Pantera negra.

Também a mitologia grega, que além de Zeus, apresentou Hercules, que nos quadrinhos, já atuou ao lado de varias equipes e que, no UCM, terá inicialmente um papel de antagonismo, enfrentando Thor.

Entretanto, os deuses se mostraram o oposto do que são comumente apresentados, com a única preocupação deles são com coisas frívolas, como orgias.

Com o ataque de Thor a Zeus, assim como culparem os heróis pela descrença nos deuses e a descoberta de Vibranium fora de Wakanda ter mexido com a fé dos Wakandanos, como Okoye, é esperado alguma consequência para a humanidade, que já presenciou Tiamut morto e Arishem raptando Sersi, Kingo e Phastos.

 

Pós vida

Apresentado em Pantera negra, onde T´Challa e Killmonger foram parar, em Cavaleiro da lua é revelado pela deusa Tuéris como particular de cada um, com o de Marc Spector e Steven Grant sendo um sanatório.

Mencionado ao longo de Amor e Trovão, o Valhalla aparece na cena pós credito, onde Jane Foster vai parar e é recepcionada por Heimdall, sendo esse o local onde aqueles que morrem heroicamente vão.

Após recriar a erva coração, Shuri vai parar no plano ancestral, mostrando que varia de acordo com o estado da pessoa, com ela encontrando Killmonger, quando estava cheia de vingança e, ao ter um lampejo de misericórdia, encontrou Ramonda.

Embora não tenha sido falada, o interior da joia da alma, permanece desconhecida se seria ou não um pós vida.

 

Originais do MCU

Nesse ano, mais personagens originais surgiram no MCU.

A primeira foi Layla El-Faouly, que adapta diversos personagens envolvidos com Marc/Steven nada HQs. Além disso, a personagem ganhou destaque ao se tornar na avatar de Tuéris, virando a super-heroína Escaravelho escarlate.

Outra personagem é Amor, filha de Gor que nos quadrinhos tem um filho. Ela ganha os poderes da Eternidade e passa a usar o Rompe-tormentas.

Também teve o primeiro local original do MCU: Talokan, reino submerso que reinterpreta Atlântida. Possui características mesoamericanas e é povoado por humanos que, ao ingerir uma erva irradiada por vibranium, se tornaram seres aquáticos. Não é fixo, em vista que a localização em Ultimato era diferente.

Além disso, o filme apresentou Toussaint, filho de Nakia e T´Challa, cujo o nome wakandano é T´Challa II.

 

Representatividade

Nesse ano, teve Marc Spector/Steve Grant que é judeu, Layla que é egípcia, America Chavez que é latina e lésbica, Raio negro que se comunica por sinais, Charles Xavier que é cadeirante, Kamala e Kamran são descendentes de paquistanês, Kareem/Adaga vermelha é paquistanês, Korg é gay, She-Hulk é advogada mulher, Riri Willians é negra, e inteligente, Aneka é negra e lésbica…

 

Personagens secundários de destaque

Como toda a história, não há somente protagonista e vilões, mas há aqueles que se destacam tanto na história que ganham um espaço no coração dos fãs.

Sendo revelada num Funko, Sara é uma feiticeira do Kamar Taj que luta na investida da Feiticeira escarlate. Ela acaba morta após destruir o Darkhold usado pela bruxa e, ao que dá a entender, possuía uma relação com Wong.

Melhor amigo de Kamala, Bruno a ajudou a entender seus poderes, foi seu confidente e sua química com a heroína fez o público torcer por um romance. O destaque ainda é maior devido ao nome, que apareceu de forma marcante em Luca e Encanto, animações da Disney.

Tanngrisnir e Tanngnjóstr, as cabras do Thor não poderiam não ser destaque, graças a seus gritos e presença. Além delas, o filme traz Astrid, ou Axel Heimdallson, filho de Heimdall, que teve um papel fundamental na história.

Com os grandes destaques do ano, She hulk trouxe Nikki, a divertida amiga e confidente de Jennifer, assim como o design de moda Luke Jacobson, que além de fazer as roupas de heróis, também faz os modelos exclusivos para Jennifer usar, seja como humana, seja como Hulk. Mas o maior foi Madisynn, que com seu jeito e a amizade improvável com Wong, foi a maior dos destaques.

Porém, esse ano voltamos a Wakanda, com as Dora Milaje novamente se destacando. E, além de Okoye e Ayo, fomos apresentados a Aneka, namorada de Ayo e que agora usa a armadura Anjo da Meia noite, ao lado de Okoye.

 

Multiverso

Expandindo, Multiverso da loucura, apresentou várias novidades: America Chavez, cujo poder é viajar pelo Multiverso; a dominação onírica; a questão das doenças transmitidas através da viagem pelo Multiverso; as incursões e aqueles que são únicos no Multiverso, como America Chavez e a Feiticeira Escarlate que, só foi uma Wanda no Multiverso.

As consequências disso é vista quando Clea surge, convocando Estranho para ajudá-la numa incursão.

 

Mais jovens vingadores

Sendo apresentados com força em 2021, nesse ano só America Chavez aparece.

Embora não se sabe se a Miss Marvel ou Riri Willians possam ser consideradas para o time, se for adaptado.

 

Controle de Danos

Aparecendo em Sem volta para casa, o Controle de danos foi presença em Miss Marvel e She-Hulk.

Fiscalizando os heróis e seres super poderosos, foram responsáveis pela prisão do Homem-Aranha, assim como do Abominável e da própria She-Hulk e devem dar trabalho.

 

Mutantes

Embora os X-Men não tenham sido introduzidos, a raça mutante já começou a aparecer porém, só sendo utilizada a palavra duas vezes, com Kamala e Namor.

Um detalhe é que a música da icônica animação dos X-Men tocou, assim que Bruno fala de mutação com Kamala e quando Charles Xavier, o Professor X, aparece em Multiverso da loucura.

 

A próxima geração de heróis

Embora a atenção tem se voltado para a chegada dos jovens vingadores, uma nova geração já está sendo apresentada.

Podendo considerar Billy e Tommy Maximoff, que em Doutor Estranho ainda eram crianças e, ainda, não se sabe se terão um novo crescimento, além também de Jack, filho de Phastos, que não foi revelado se foi adotado, ou se possui o gene de um dos pais. Nesse ano, os pequenos Amor e Toussaint foram acrescentados.

 

Legislação pelos super poderosos

No que se refere a parte de lei no UCM, foram momentos de grande impacto. A intervenção do exército a tecnologia Stark, a exposição que a Hidra estava infiltrada na Shield e o Acordo de Sokovia mexeram significativamente nesse universo.

Apesar de ter se revelado que o acordo de Sokovia não estar mais em vigor, She-Hulk começa um novo momento, com a heroína legislando nas questões super humanas, mas entrando em outras partes, como a magia, no caso de Donny Blazer, que fez com que a situação, normalmente resolvida entre os feiticeiros, ganhasse um novo horizonte.

 

Celebridades no MCU

Nesse ano, celebridades participaram do UCM como eles mesmos.

A primeira foi Megan Thee Stalion, cantora que esteve no Rock in Rio e que participou de She Hulk, marcado pela icônica cena de dança entre as duas.

Depois, foi a vez de Kevin Bacon, diversas vezes citado por Peter Quill, e que foi sequestrado por Mantis e Drax, para reviver o espírito natalino de Peter.

 

Realeza de Wakanda

Diante da morte de Chadwick Boseman, e a decisão de não escalar um outro ator para o papel, Wakanda para sempre trouxe a decisão do estúdio.

Ramonda se tornou na rainha, sem ter um Pantera negra, já que Shuri não teve sucesso na nova erva coração. Ela teve decisões firmes, como interromper o compartilhamento da tecnologia com o restante do mundo, assim como a expulsão de Okoye como Dora Milaje.

Com a chegada de Namor, e a investida de Talokan contra Wakanda, Ramonda morre e Shuri é coroada como rainha, ao mesmo tempo que tem sucesso na recriação da erva coração, se tornando na Pantera negra.

Colocando fim na guerra, entra em acordo com Namor, cessando a guerra.

O futuro de Wakanda já está garantido com T’Challa II, que cresce ciente que é um príncipe, mas longe da pressão do trono.

 

Vibranium

Os tremores no oceano relatados por Okoye aos Vingadores foi revelado, sendo parte de uma escavação para encontrar Vibranium fora de Wakanda. Isso que faz Namor vir a superfície e guerrear contra a nação, já que Talokan possui Vibranium e temia ser descoberta pela humanidade, atacando navios mineradores.

Devido a isso, todo o ataque foi interpretado como sendo de Wakanda, voltando as atenções do mundo para a nação e prováveis ações contra.

Entretanto, Valentina se mostra interessada nas outras fontes de Vibranium, provavelmente formando os Thunderbolts para esse fim.

 

A Terra segundo Peter Quill

O especial de natal apresentou mais da compreensão dos Guardiões, assim como dos alienígenas amigos de Peter Quill, sobre a Terra e sua cultura, de forma especial, o natal, apresentada através de uma música bizarra.

Não entrando no fato de Rocket e Nebulosa terem feito parte dos Vingadores, estando parcialmente na Terra, traz a hilária jornada de Drax e Mantis em busca de Kevin Bacon. Porém, é interessante que, em meio aos enfeites natalinos, eles olham com estranheza para o presépio, sendo um sinal que a compreensão de Peter era mais na festividade do que no sentido religioso, acrescentando mais sobre sua relação com a fé, que foi mostrada no dialogo de Guerra infinita, quando Peter é questionado a que senhor servia, e ele responde “quem devo responder? Jesus?”.

 

Referencias a DC

Depois de Jack chamar Ikaris de Superman, Kevin Bacon, manipulado por Mantis para ser herói, finge ser o Batman.

 

Só havia um futuro que venceram?

Quando o Doutor estranho viu os possíveis futuros, e afirmou que somente em um eles venciam, foi algo incontestável, principalmente pela fama de, nos quadrinhos, ser conhecido como um dos personagens mais inteligentes.

Porém, no seu retorno em ultimato, ele falou que “aquele futuro ainda poderia ser mudado”, algo que já traz estranhamento sobre a afirmação anterior. E em Multiverso da loucura, diversos personagens questionam sobre esses futuros, principalmente Wanda, insanamente furiosa, já que foi com a joia do tempo que Thanos desfez a destruição do Visão e da joia da mente.

Além disso, o filme apresentou as diversas variantes do Doutor estranho, que são dúbios em seus atos, e alguns chegaram a se tornar ameaças para seu próprio universo.

Com isso, é de se duvidar se realmente era só uma possibilidade, uma vez que em meio ao seu grande ego e arrogância, não espantaria se ele visse aquela que melhor o beneficiaria no fim.

 

Retornos

Esse ano também houve a volta de diversos atores a seus pais. Anson Mount, que fez o Raio negro na serie Inumanos e Patrick Stewart, que fez Charles Xavier nos filmes dos X-men apareceram em Multiverso da loucura, assim como Hayley Atwell, agora como a Capitã Carter e Lashana Lynch como a Capitã Marvel.

Também o de personagens que, algum tempo, estavam sumidos do UCM: Natalie Portman, que não só retorna como Jane Foster, mas se torna na Poderosa Thor e Tim Roth como Emil Blonsky, o Abominável de Hulk que volta em She-Hulk. Além também o do Demolidor, dessa vez com o traje na cor amarela.

Os Guardiões da galáxia também voltaram e, junto com eles, o cão astronauta Cosmos, que além de falar, utiliza Telecinese.

 

Escalamento dos sonhos

Presente na maioria dos fan cast para o papel do Senhor Fantástico, John Krasinski realizou o sonho de muitos ao aparecer em Multiverso da loucura.

Entretanto, não se sabe se ele continuará no papel dentro do UCM, já que tem o filme do Quarteto Fantástico em desenvolvimento.

 

 

O que vem em 2023

Dando inicio a fase 5, Homem-formiga e a Vespa: Quantumania trará a dupla e Cassie Lang enfrentando(provavelmente não derrotando) Kang, o conquistador, possível grande vilão dessa saga da Marvel. O filme estreia dia 16 de fevereiro.

Entre Março e junho estreia Invasão Secreta, que trará o retorno de Nick Fury e Talos, lidando com uma invasão dos Skrulls.

Dia 05 de maio estreia Guardiões da galáxia vol 3, ultima aventura da equipe e ultimo filme de James Gunn na Marvel, que trará a aguardada estréia de Adam Warlock.

Entre Junho e setembro, estreia Echo, serie que trará a personagem de Gavião Arqueiro, assim como o retorno do Rei do crime e do Demolidor. Também nesse período, está programada para chegar a 2ª temporada de Loki, mostrando a TVA depois da abertura do Multiverso.

Dia 28 de julho chegam aos cinemas As Marvels, que reunirá Carol Danvers, Monica Rumbeau e Kamala Khan juntas numa aventura.

Entre setembro e dezembro, chega o aguardado retorno da icônica animação dos X-men de 97, que trará a equipe sendo liderada pelo Magneto, porém, não se sabe se terá ligação com o MCU. Também nesse período, chegará a serie Coração de ferro, protagonizada por Riri Willians, e que trará como vilão o Capuz, numa trama de tecnologia e magia.

Está planejada para algum momento do ano a 2ª temporada de What If.

Quanto a Agatha: Coven of Chaos, centrada na bruxa apresentada em WandaVision, não se sabe se estreará esse ano, ou ano que vem.

 

Quais suas expectativas para 2023 e a fase 5?

Total de 185 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?