Mitologia no MCU está ameaçada

Mitologia no MCU está ameaçada

Sendo um dos núcleos apresentados desde o inicio do MCU, a mitologia tem sido bastante importante e em constante crescimento. Porém, há rumores que esteja ameaçada.

Como bem se sabe, a primeira mitologia apresentada foi a nórdica, onde Thor, o deus do trovão, além de ser um dos quatro heróis principais da editora, também é um dos principais do MCU. Algo bastante significativo foi trazer os asgardianos como aliens que, em seu contato com a Terra, foram chamados de deuses.

Vários elementos e personagens da mitologia estiveram presentes, mesmo que não sigam fielmente a mesma, como os nórdicos sendo um povo caucasiano e, no MCU, serem apresentados asgardianos negros, como Heimdall e Valquiria. Também Freya como a mãe amorosa de Thor, quando no mito ela é como a Hera da mitologia grega, que além de não ser mãe do Thor, é má.

Guerra civil introduziu outra divindade, com a introdução do Pantera Negra, que acredita na deusa pantera Bast. No filme do herói, é apresentado que, quando o Vibranium chegou a Terra, iniciando uma guerra entre as tribos de Wakanda, a própria deusa interveio, dando a erva coração, que dá as super habilidades do Pantera negra, que deve ser o rei da nação.

Em Eternos, além de ser apresentada a primeira equipe de heróis do planeta, também traz o inicio da cultura terráquea, assim como muitos mitos, incluindo alguns que ganharam fama graças aos próprios eternos, como Thena, que na mitologia grega se tornou na deusa da sabedoria Atenas; Makkari, cujo nome se assemelha a Mercurio, deus mensageiro da mitologia romana; Phastos com Hefesto da mitologia grega e Kingo, que se assemelha a Kingu, deus da mitologia babilônica. Ajak é um caso particular, tanto trazendo referencia ao mito de Ajax no seu nome, como nos quadrinhos se assemelha ao deus asteca Quetzalcoatl. Mas no MCU, pelo que é visto no encerramento, Ajak se assemelha como a deusa indiana Vishnu.

Cavaleiro da Lua trouxe a mitologia egípcia que surpreendeu, já que esses deuses não são alienígenas, mas vivem numa realidade invisível aos olhos dos homens, com suas ações tendo reações físicas. Eles agem na humanidade e se comunicam através de humanos, seus avatares. São apresentados Khonshu, Tueris e Ammit, que aparecem fisicamente, enquanto que Tefnut, Hórus, Isis, Osíris e Hathor aparecem só como voz dos seus avatares.

Já a mitologia grega voltará a aparecer. Isso porque em Ragnarok, na torre dos campeões, um dos rostos é do Ares. Em Amor e trovão, que terá cenas no Olimpo, trará também Zeus. Não se sabe se outros deuses aparecerão, entre eles Hércules, que já esteve em diversas equipes de heróis.

Ni quarto filme trará como vilão Gorr, o Carniceiro dos deuses. O personagem terá um grande ódio dos deuses e terá a Necroespada, uma espada poderosa criada pelo deus dos simbiontes e que, nos quadrinhos, foi capaz de matar um celestial.

Como terá a cena no Olimpo, que trará Valquiria, Jane Foster e Bast, não se sabe qual será o rastro de destruição de Gorr, nem suas vitimas. Mas uma teoria forte sugere que ele vai matar a deusa pantera, o que pode acarretar em Pantera negra: Wakanda para sempre, que trará a morte de T´Chala e um novo Pantera, relembrando que a erva coração foi dizimada no primeiro filme.

Thor: Amor e trovão chega nos cinemas no dia 7 de julho.

Total de 183 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?