Tecnologia

A magia da edição fotográfica

Muitos fotógrafos tiram fotos incríveis, dominam todos os ajustes e configurações da câmera, enquadramentos, composições, mas na hora de dar aquele toque final na edição de fotos, eles estragam com tudo. Se engana quem pensa que é um ou dois, pelo contrário, muita gente erra nos efeitos da imagem na hora da edição final. Outras pessoas (a maioria é quem não sabe mexer em programas de edição) dizem que preferem não tratar a foto, para preservar a imagem original.

Apesar desse discurso, desde que a fotografia existe nós encontramos maneiras de mexer nela para passar a melhor mensagem ou criar um estilo próprio. Isso só é exceção no fotojornalismo e mesmo assim, não faz mal nenhum aumentar o contraste ou diminuir o ruído. Desde o momento que você escolhe o ângulo e o enquadramento de uma imagem, você está manipulando a realidade, então use a edição sem peso na consciência.

Para que serve a edição de fotos?

Ela é ideal para evidenciar algum elemento que já está bom na sua foto, ou para transmitir um estilo próprio, definindo uma identidade visual ao fotógrafo.

Para que não serve a edição de fotos?

– Ela não serve para você se acomodar, tirando fotos de qualquer jeito para consertar na pós produção.

– Não conte com a edição para retirar elementos da imagem que você poderia ter ajeitado pessoalmente.

– A edição não é legal quando você cai em uma modinha, isso torna as suas fotos clichês, chatas e tira a credibilidade de qualquer fotógrafo.

– Não exagere querendo deixar a foto perfeita porque a arte editar é deixar a foto apresentável, transmitir melhor uma informação. Se o efeito chamar mais atenção do que a foto, pode saber que você está no caminho errado.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios