sinopse:
Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge grandes proporções e provoca uma resposta igualmente agressiva de um governo totalitário. Ao lado de 1984, de George Orwell, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, Laranja Mecânica é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século 20. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, o livro é uma obra marcante que atravessou décadas e se mantém atual.
Autor: Anthony Burgess
John Anthony Burgess Wilson foi um escritor, compositor e crítico britânico. Prolífico e controverso, grande parte da sua obra ainda permanece no anonimato, sendo lembrado principalmente pelo décimo oitavo livro, Laranja Mecânica. Seus livros, críticas e resenhas são marcados por grande sátira social.
Burgess cedo ficou órfão de mãe, vítima da gripe espanhola. O pequeno John foi, desde então, criado por uma tia e, mais tarde, pela madrasta. Estudou literatura e língua inglesa na Universidade de Manchester. Foi compositor, serviu por seis anos ao exército inglês na II Guerra Mundial e tornou-se oficial na Ásia e, mais tarde, professor, trabalhando inclusive para o Ministério de Educação na Malásia. Com a luta pela independência da Malásia o deixando desempregado e tendo sido diagnosticado com um doença fatal, Burgess entrou em frenesi literário em 1959, preocupado em deixar sua esposa sem recursos financeiros. A previsão médica estava errada. Ele viveu até 1993, enquanto sua esposa, Llwela Isherwood Jones, morreu de cirrose hepática em 1968. No mesmo ano, Burgess casou-se com Liliana Macellari, uma linguista e tradutora italiana, com quem conviveu até sua morte.
A mais célebre fábula de ficção científica de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica”, é um libelo pelo livre-arbítrio. Burgess preocupava-se com a ampla utilização do behaviorismo em clínicas, consultórios e prisões. O aumento a delinquência juvenil tanto no Ocidente capitalista quanto na Rússia soviética foi outro catalisador do livro cuja língua, inclusive, é um inglês russificado, de gírias abundantes. O autor retornou ao tema de Laranja Mecânica em Enderby Outside (1968) e A Clockwork Testament, or Enderby’s End (1974), livros que tiveram fria acolhida.
Adaptação cinematográfica:
Clássico de 1971, laranja mecânica foi produzido e dirigido por Stanley Cubrick, com um roteiro adaptado do livro de Anthony Burgess que leva o mesmo nome, o filme se passa em londres no futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, é detido pela polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Atores:
Vamos ao livro: Laranja Mecânica.
Algumas palavras:
Appypolly loggy: Apologia
Baboochka: Velha
Baddiwad: Mau
Banda: Banda
Bezoomy: Maluco
Biblio: Biblioteca
Bitva: Batalha
Bog: Deus
Bolnoy: Doente
Bolshy: Grande
Bratchny: Bastardo
Bratty: Irmão
Britva: Navalha
Brooko: Abdómen
Brosay: Lançar
Bugatty: Rico
Cal: Merda
Câncer: Cigarro
Cal: Merda
Câncer: Cigarro
Cantora: Office
Chai: Chá
Charlie: Capelão
Chasha: Taça
Chasso: Guarda
Cheena: Mulher
Cheest: Lavar
Chelloveck: Homem
Chepooka: Sem sentido
Choodessny : Maravilha
Chumble: Gagueja
Total de 329 visualizações