O jogo No Mercy, que estava disponível na plataforma Steam, foi retirado do ar pelos próprios desenvolvedores após acusações de incentivo ao estupro, incesto e violência sexual contra mulheres. A sinopse do jogo incentiva que o personagem principal “se torne o pesadelo de todas as mulheres” e “nunca aceitem ‘não’ como resposta” para se vingar de uma descoberta de traição da própria madrasta.

No Brasil, o jogo não chegou a ter grande repercussão, mas gerou uma onda de protestos em diversos países, chegando a ser banido na Austrália, Canadá e Reino Unido, e gerou forte repercussão em Portugal, onde movimentos de mulheres se manifestaram contra o teor do jogo, considerando-o nocivo por incentivar violência sexual contra mulheres.

Após a mobilização, a Zerat voluntariamente retirou o jogo do ar em 10 de abril de 2025, mas defendeu que “para muitas pessoas estas coisas possam ser nojentas mas, durante o sexo, as pessoas devem realmente fazer o que querem desde que não prejudiquem ninguém” e que “é apenas um jogo”.

Em um comunicado disponibilizado na Steam, a Zerat, empresa que desenvolveu o jogo, defende que o jogo foi alvo de informação falsa e que infelizmente, muitas pessoas confundem ficção com realidade. Também afirmou que, durante o desenvolvimento, foram tidas várias conversas com pessoas que testaram o jogo para conscientização de que o que está no jogo não deve ser reproduzido na realidade.

Pessoas que já compraram o jogo não perdem acesso a ele. Mesmo assim, alguns sites menores ainda estão disponibilizando o jogo. Além disso, vídeos em formatos gameplay estão, até o momento, disponíveis em outras redes sociais.

Para se ter ideia do alcance da Steam, no dia 13 de abril de 2025 a plataforma registrou 24,7 milhões de usuários simultâneos em todo o mundo. Não é a primeira vez que a Steam tem um jogo que fomenta violência sexual de seu catálogo. Em 2019, foi retirado do ar o game Rape Day (Dia do Estupro, em português), em que jogadores tinham que assediar, matar e violar mulheres durante um apocalipse zumbi.

Sinopse do jogo 

Aviso: essa não é uma história de amor tradicional. Depois de pegar a própria madrasta traindo o pai, você descobre a natureza da mulher, especialmente a dela. Mas ela não é uma dona de casa comum. Ela está escondendo um segredo obscuro que a está atormentando e que ela esconde há anos. Agora, é sua vez de descobri-lo, chantageá-la, expor tudo e se rebelar por sua família em seus próprios termos. Pegue ela!

 

Fonte: revistamarieclaire.globo

Total de 13 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?