Japão deve proibir tik Tok e outras redes sociais

Japão deve proibir tik Tok e outras redes sociais

A guerra dos países aliados dos Estados Unidos contra os aplicativos chineses vem aumentando cada vez mais.

Um grupo de legisladores japoneses planejam entrar com uma proposta que solicita o governo japonês que retire redes sociais como Tik Tok do seu país alegando que a plataforma é utilizada para a desinformação e criação de fake News, o argumento utilizado pelos legisladores japoneses é diferente do usado pelo governo americano, mas se sabe que é um plano da casa Branca para prejudicar a empresa chinesa, com o atual crescimento da China na área de tecnologia de redes sociais isto tem amedrontado tanto o Japão quanto Estados Unidos e aliados. Nem toda guerra precisa ser travada no campo de batalha muitas delas são guerras comerciais e tecnológicas que é o que vemos nesta situação.

O governo americano alega que o Tik Tok pode ser usado pelo governo chinês como um mecanismo de espionagem, já o governo japonês alega que o Tik Tok está sendo usado para a criação de fake News e propagação de notícias que tem como tendência desinformar a população.

Em tese usar ambos os argumentos parecem até ser plausíveis, outros países também têm mostrado que vão aderir a essa solicitação americana indireta. Claro o governo norte-americano não manda em outros países, mas indiretamente tem feito uma grande campanha contra as empresas chinesas. Atualmente Holanda, Bélgica, Nova Zelândia e Reino Unido estão utilizando mecanismos governamentais e criando legislações para punir algumas plataformas que sejam chinesas em seus países.

Neste momento o Brasil não tem demonstrado interesse em aderir a essa campanha norte-americana contra as empresas chinesas, o que vem se mostrando nos últimos anos é que os Estados Unidos têm se amedrontado com o crescimento chinês e tem utilizado de outros países para atacar a China de forma indireta, seja por sanções ou que seja por bloqueio de tecnologia de plataformas digitais de aplicativos entre outras coisas.

Será realmente que a China está se tornando tão poderosa ou apenas os Estados Unidos perderam sua capacidade de crescimento?

Total de 256 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?