A guerra dos países aliados dos Estados Unidos contra os aplicativos chineses vem aumentando cada vez mais.
Um grupo de legisladores japoneses planejam entrar com uma proposta que solicita o governo japonês que retire redes sociais como Tik Tok do seu país alegando que a plataforma é utilizada para a desinformação e criação de fake News, o argumento utilizado pelos legisladores japoneses é diferente do usado pelo governo americano, mas se sabe que é um plano da casa Branca para prejudicar a empresa chinesa, com o atual crescimento da China na área de tecnologia de redes sociais isto tem amedrontado tanto o Japão quanto Estados Unidos e aliados. Nem toda guerra precisa ser travada no campo de batalha muitas delas são guerras comerciais e tecnológicas que é o que vemos nesta situação.
O governo americano alega que o Tik Tok pode ser usado pelo governo chinês como um mecanismo de espionagem, já o governo japonês alega que o Tik Tok está sendo usado para a criação de fake News e propagação de notícias que tem como tendência desinformar a população.
Em tese usar ambos os argumentos parecem até ser plausíveis, outros países também têm mostrado que vão aderir a essa solicitação americana indireta. Claro o governo norte-americano não manda em outros países, mas indiretamente tem feito uma grande campanha contra as empresas chinesas. Atualmente Holanda, Bélgica, Nova Zelândia e Reino Unido estão utilizando mecanismos governamentais e criando legislações para punir algumas plataformas que sejam chinesas em seus países.
Neste momento o Brasil não tem demonstrado interesse em aderir a essa campanha norte-americana contra as empresas chinesas, o que vem se mostrando nos últimos anos é que os Estados Unidos têm se amedrontado com o crescimento chinês e tem utilizado de outros países para atacar a China de forma indireta, seja por sanções ou que seja por bloqueio de tecnologia de plataformas digitais de aplicativos entre outras coisas.
Será realmente que a China está se tornando tão poderosa ou apenas os Estados Unidos perderam sua capacidade de crescimento?
Total de 384 visualizações