Tecnologia

IGTV ou YouTube ?

O Instagram lançou nesta quarta-feira, 20, o IGTV, uma nova plataforma dedicada exclusivamente a vídeos que promete bater de frente com um gigante do ramo: o YouTube. Apesar disso, os dois serviços têm mais diferenças do que semelhanças.

Primeiro, vamos ao que os dois têm em comum. Tanto o IGTV quanto o YouTube têm seus próprios aplicativos para Android e iOS. Em ambos, qualquer pessoa pode subir os próprios vídeos através do celular. Também dá para subir vídeos para o IGTV pelo PC, mas não dá para vê-los – o feed é exclusivo do app.

Também é possível fazer transmissões ao vivo no IGTV, assim como no YouTube. Cada usuário precisa ter seu próprio canal para fazer upload de conteúdo (no caso do IGTV, esse canal funciona separadamente do perfil no Instagram).

Quanto mais famoso o canal, mais recursos o serviço oferece. No IGTV, usuários comuns podem subir vídeos de até 10 minutos. No YouTube, esse limite é de 15 minutos. Contas verificadas no IGTV podem postar até 60 minutos de conteúdo – no YouTube, até 12 horas.

E é aí que começam as diferenças. O IGTV só aceita vídeos feitos na vertical, com proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16. Já o YouTube aceita os dois formatos, vertical e horizontal, e adapta o player de acordo com cada vídeo.

Como o YouTube já está na praça há muito tempo (desde 2005), o serviço já oferece opções de monetização de vídeos, exibindo propagandas no meio do conteúdo que se convertem em dinheiro para o Google e também para o canal que permite a inserção da propaganda.

No IGTV, porém, ainda não existe monetização. Mike Krieger, o brasileiro co-fundador do Instagram, disse em evento realizado nesta quarta que, por enquanto, o objetivo da empresa é atrair criadores de conteúdo, para só depois começar a pensar em publicidade e formas de gerar renda para a rede social e para os canais.

Fonte: Olhar Digital

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by