Animes & HQs

HQ baseada no poema saxão será lançada no Brasil

Beowulf é um poema escrito em anglo-saxão por volta do ano 975 d.C., sendo o mais antigo texto longo escrito no antigo inglês.  Em 2017, a Image Comics lançou uma HQ baseada na obra, e ela será publicada no Brasil, ainda em 2018, pela editora Pipoca & Nanquim.

Beowulf enfrenta o dragão. Ilustração de um livro infantil de 1908, o mesmo é um herói escandinavo mitológico, conhecido através do poema anglo-saxão medieval Beowulf. O manuscrito que contém o poema foi escrito no início do século XI, mas os eventos lendários que narra ocorrem entre os séculos V e VI.

Beowulf é descrito no poema como um herói de força descomunal e grande coragem e fortaleza, que lhe permitem levar a cabo grandes façanhas tanto na guerra como na batalha contra seres fantásticos. Também é descrito como um perfeito guerreiro vassalo de seus reis, respeitando ao extremo os reis Hrothgar e Hygelac.

O nome Beowulf é de origem incerta, mas desde o século XIX existe a teoria de que o nome significa literalmente “lobo-abelha” em anglo-saxão (em inglês moderno “Bee-wolf”). Nesse caso, o nome Beowulf poderia ser um kenning (metáfora) para “urso”. Outra teoria sugere que o nome poderia ser relacionado a “beado-wulf”, “lobo de guerra” em anglo-saxão.

Diz a lenda que, Beowulf  como um guerreiro gauta, um povo nórdico relacionado os godos que vivia na atual Gotalândia, no sul da Suécia. Seu pai, Ecgtheow, pertencente ao clã dos Wegmundingos, casou-se com a irmã do rei gauta Hrethel, de forma que Beowulf era parente da família real.

No início do poema, Beowulf viaja à corte do rei dinamarquês Hrothgar, cujo povo era acossado por um ser mostruoso, Grendel. Beowulf mata a criatura com suas mãos nuas, e posteriormente também combate e vence a mãe de Grendel, que tenta vingar a morte do filho causando mais terror. Como recompensa, Hrothgar lhe oferece muitos presentes valiosos.

De volta à sua terra, Beowulf é coroado rei após a morte de seu tio, rei Hygelac, e do herdeiro legítimo, Heardred. Ao cabo de um reinado de 50 anos, um dragão é despertado de seu sono milenar e ataca o reino, o que leva Beowulf a enfrentá-lo em sua caverna. Beowulf, com ajuda de seu guerreiro Wiglaf, consegue matar a criatura, mas termina morrendo pela gravidade das feridas.

Beowulf, como outros poemas anglo-saxões, não faz uso da rima, mas está escrito em versos aliterativos, em que a primeira metade de cada verso está ligado a segunda metade por sílabas de som similar. Por exemplo:

Oft Scyld Scefing \\ sceaþena þreatum
monegum gþum \\ meodosetla ofteah,

Tradução aproximada (mead = antiga bebida nórdica):

Frequentemente Scyld, o Sciefing \\ de muitos inimigos
e de muitas tribos \\ a mesa de mead destruiu,

Beowulf é considerado uma das peças mais importantes da literatura inglesa. O poema influenciou autores consagrados como Neil Gaiman e J.R.R. Tolkien.

A HQ será lançada em 30 de novembro, ao preço sugerido de R$ 74,90.

Fontes: JovemNerd , Wikipédia

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by