Filmes & Seriados

CULTURA POP NA REDAÇÃO DO ENEM

Tá chegando o ENEM, mas você nem aprendeu a utilizar pensamentos sociológicos, nem filosofia e muito menos decorou alguma lei? Calma nerdinho, não se ache NOOB, vou lhe ensinar a usar SUA CULTURA (a coisa que você mais gosta) como argumento de peso na Redação e ganhar um LEVEL-UP para a vida acadêmica.

Pra começar, eu separei alguns filmes e séries (os quais de certeza você pelo menos já ouviu falar) que podem ser úteis para contextualizar a introdução do texto dissertativo-argumentativo.

BIG HERO

O desenho Operação Big Hero por exemplo, pode ser usado quando o tema da redação for dirigido ao eixo da saúde mental, ou mais especificamente da depressão. Utilizando toda a fase depressiva que o pequeno prodígio Hiro passa diante da morte do seu irmão Tadashi, fica mais fácil dissertar nesse eixo temático.

Por exemplo:

Tema: Meios que causam a depressão nos jovens Brasileiros

Na obra ficcional “Operação Big Hero” (produzida pelos estúdios Disney), após perder o irmão numa tentativa de ato heroico, o jovem Hiro Hamada entra num profundo estado de depressão, e com isso se torna incapaz de socializar com os demais. Similarmente à obra, os jovens brasileiros também são envolvidos por essa patologia…

WALL-E

Outro bom filme que pode ser usado é o nosso peculiar Wall-e, o qual conta a vida solitária do robozinho de mesmo nome no abandonado planeta terra. Wall-e é uma carta na manga em temas que envolvem superprodução, sedentarismo e principalmente acúmulo de lixo e meio ambiente.

Por exemplo:

Tema: Os desafios da população brasileira com o descarte de lixo

Em “Wall-e”, filme da Pixar, os seres humanos são obrigados a evacuar o planeta depois de um surto de superprodução e consequentemente acumular quantidades excessivas de lixo. De forma menos trágica, a população Brasileira sofre com o acúmulo de dejetos…

Boku no hero

Agora partindo para o ramo das séries, mas especificamente falando dos animes. Boku no Hero Academia ou My Hero Academia (nos Estados Unidos), é uma mão na roda em temas que tratam sobre minorias: sejam deficientes ou qualquer tipo de grupos exclusos, O jovem Midoriya sempre vai te ajudar.

Por exemplo:

Tema: Como contornar o sentimento de invalidez dos deficientes

Na animação japonesa “My hero academia”, o protagonista sente-se incapaz por viver num mundo onde pessoas desenvolvem superpoderes e ele é um dos poucos que não têm. De maneira análoga, os deficientes se sentem invalidados pelas limitações que possuem…

GUERRA CIVIL

Não! Você não vai estar voando se colocar super-heróis em seu texto. Na redação, todo conhecimento de mundo é válido se for bem encaixado e coerente. Nesse contexto, o filme Capitão América: Guerra Civil é seu aliado em temas que os focos são desavenças políticas e ideológicas.

Por exemplo:

Tema: O fanatismo político como obstáculo das velhas amizades

 Na dramaturgia “Capitão América: Guerra Civil”, baseada nos quadrinhos da Marvel Comics, os salvadores da pátria estão em conflito, pois uns apoiam as definições do governo e outros não. Com isso, separam-se em times e lutam pela soberania de seus pontos de vista. No Mundo Contemporâneo, o fanatismo político não diverge do ficcional…

STAR WARS E KARATÊ KID

Imagem de Alex Malveda

Quem diria que chegarias nesse ponto jovem gafanhoto? Pois é, você PODE SIM usar dois filmes na sua contextualização. Para não perdemos tempo esperando a construção de outra estrela da morte nem aprendendo a capturar moscas com hashi, selecionei os melhores mestres do cinema para te ajudar em redações que pedem pra falar sobre educação, convívio com os mais velhos e perda gradativa da cultura.

Por exemplo:

Tema- O uso de novas tecnologias em detrimento do conhecimento dos mestres

Na cultura pop, personalidades anciãs como o mestre Yoda e o senhor Miyagi, dos filmes “Star Wars” e “Karatê Kid”, contribuem com ensinamentos de cunho filosóficos e educativos para os seus pupilos. Entretanto, ao contrário destes universos, os jovens Brasileiros procuram ajuda nas novas tecnologias em detrimento da consulta dos antigos mestres…

Enfim, espero ter te ajudado, faça bom uso desse breve conhecimento e que a força esteja com você.

OBS.: Todos os modelos de introdução foram revisados pelo professor de redação Ayrton Farias https://www.instagram.com/ayrtonafb/?hl=pt-br

Etiquetas

Gabriel Gaba

Oi, eu sou o Gaba do universo C-121. Gosto de ouvir músicas, comer e combater o crime nas horas vagas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?
Powered by