Claro planeja levar o 5G DSS para mais 12 cidades até o fim do ano !

Claro planeja levar o 5G DSS para mais 12 cidades até o fim do ano !

A próxima semana deve ser significativa para a melhoria da conexão em alguns locais do Brasil. Isso porque, de acordo com Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro, a companhia planeja anunciar a expansão de sua rede 5G DSS para mais cidades. Com a nova implementação, o objetivo da operadora é de encerrar o ano de 2020 com 12 novos pontos de cobertura – mesmo que seja apenas algum bairro dessas localidades.

No entanto, vale lembrar que o modelo oferecido pela Claro não é exatamente o 5G que já pode ser encontrado em alguns países, como os Estados Unidos. A diferença está exatamente na sigla “DSS”; o que Dynamic Spectrum Sharing (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, em tradução livre) faz é redistribuir os espectros já existentes e usados na rede 4G, alterando entre diferentes frequências de acordo com a demanda. Com isso, a técnica permite oferecer uma conexão mais rápida para usuários que já possuem aparelhos compatíveis com redes 5G.

Teixeira também usou a revelação para falar que o 5G DSS atualmente é uma tecnologia viável, já que oferece conexão mais rápida que o 4G convencional e funciona como um tipo de preparação para o leilão das frequências do 5G definitivo, que deve ser realizado pela Anatel em 2021. Vale lembrar que, por enquanto, a operadora implementou a tecnologia em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com a expansão da tecnologia, é normal que mais aparelhos com suporte comecem a aparecer. Na época do lançamento do 5G DSS, em julho, apenas o Motorola Edge estava disponível para os consumidores. Agora, no entanto, a empresa lançou o Moto G 5G Plus, um intermediário que fornece acesso à conexão.

“Por serem usados no mundo todo, os aparelhos 5G que forem lançados funcionam já com 5G DSS. E novos estão chegando. Vamos ter o novo iPhone compatível e conseguimos o compromisso da Samsung de lançar, no começo de 2021, um aparelho mid-range. Todos eles são 5G DSS e capacitados para se conectar ao 5G na banda C, quando esta for habilitada”, finaliza o executivo.

Total de 31 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?