Batman: A Série Animada ganha livro escrito por brasileiro.

Batman: A Série Animada ganha livro escrito por brasileiro.

Uma Revolução dos Heróis na TV, de André Azenha, mostra a importância do desenho exibido originalmente nos anos 1990.

Batman: A Série Animada é tema do novo livro do jornalista e crítico de cinema brasileiro André Azenha. Fruto do objeto de estudo do mestrado de Azenha, Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV busca mostrar a relevância do desenho que, segundo o autor, nem sempre é ressaltada como deveria.

“Considero Batman: A Série Animada como a melhor adaptação audiovisual do personagem até agora”, diz Azenha, em entrevista ao IGN Brasil. “São 85 episódios de 20 minutos cada que desenvolvem personagens como o Cara de Barro, que não caberiam nos filmes do Nolan, que têm a limitação de querer se aproximar demais da realidade.”

“Batman: A Série Animada conseguiu traduzir vários dos principais momentos do Batman nos quadrinhos ao mesmo tempo em que influenciou o cânone com personagens novos, como a Arlequina, que hoje tem filme e gibi próprios”, diz Azenha. “As histórias divertiam a criançada e, ao mesmo tempo, eram complexas, com temas que seguem atuais, como vaidade, exploração de trabalho infantil e relacionamentos abusivos”.

Azenha, que já escreveu o livro Histórias: Batman e Superman no Cinema, passou dois anos trabalhando no mestrado, com levantamentos bibliográficos, pesquisas sobre o Batman, expressionismo, filmes noir e leituras de artigos e livros sobre os tema. “A vontade foi de desconstruir e entender a série”, afirma.

Com edição de 243 páginas pela Editora Patuá, Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV está disponível na Amazon, no site da Patuá e da Gataria, com preço sugerido de R$ 40 mais o frete.

Batman: A Série Animada, inspirada pela versão de Tim Burton do Cavaleiro das Trevas, foi exibida entre 1992 e 1995. A animação foi eventualmente renomeada para As Aventuras de Batman e Robin em seu último ano e gerou um filme de animação derivado, chamado Batman: A Máscara do Fantasma. A série, muito querida pelos fãs do herói, ficou marcada por introduzir a personagem Arlequina no episódio “Um Favor para o Coringa”, da primeira temporada.

Além disso, a animação serviu como ponto de partida para o Universo Animado DC, que já proporcionou grandes histórias, como as vistas em o Batman do Futuro, Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites e inúmeros longas animados.

Total de 34 visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
1
Olá
Podemos ajudar?