Nos últimos tempos, fala-se a esmo sobre a eletrificação de aeronaves, mas pouco sobre como tornar mais sustentável os veículos de aeroporto operacionais, como aqueles de manutenção e gerenciamento do espaço ou mesmo vans de traslado para hotéis. Nesse sentido, o Aeroporto Internacional de Kansas City, no meio-oeste dos Estados Unidos, deu um passo pioneiro: a instalação de um sistema de carregamento sem fio para ônibus elétricos.
O sistema, que integra a construção de um novo terminal no aeroporto (a renderização em 3D do futuro terminal no detalhe da imagem principal), deve entrar em operação no início de 2023.
“Queríamos ter certeza de que a infraestrutura de suporte aos aviões não prejudicasse o design do novo terminal”, explica Kenneth Williams, gerente de frota do aeroporto, em comunicado à imprensa. “O carregamento por indução não foi então apenas uma solução em termos de despesas monetárias e custos futuros, mas foi o único sistema que encontramos para entregar energia sem a infraestrutura de plug-in tradicional.”
Para implantar o sistema de carregamento sem fio para ônibus elétricos, a administração do aeroporto de Kansas recorreu à empresa Momentum Dynamics. Com sede na Pensilvânia, a companhia é especializada em carregamento indutivo de alta potência para vários tipos de veículos elétricos, tendo sido premiada, em 2019, pela Mechanical Engineering Magazine, uma das mais respeitadas no campo.
Funcionamento automático
Um dos aspectos mais interessantes nesse sistema de carregamento sem fio é o fato dele manter os ônibus elétricos sempre ativos, sem necessidade de retorná-los à garagem durante o dia para abastecer. Isso porque, segundo a administração do aeroporto de Kansas City, os ônibus ficarão estacionados em bases de carregamento enquanto uma nova leva de passageiros não chega. Ou seja, o procedimento de recarga acontecerá no intervalo entre a entrada e a saída de viajantes, justamente para não atrapalhar o fluxo.
Além disso, como o sistema de regeneração é automático, o motorista fica livre para outras tarefas, já que os ônibus permanecem praticamente carregados durante o dia inteiro. Nem mesmo uma recarga noturna, diz a administração, é necessária no circuito de 11 quilômetros do aeroporto.
No novo terminal, dois carregadores indutivos de 300 kW serão instalados no ponto de ônibus fora da área de retirada de bagagem. Inicialmente, a administração do aeroporto vai adaptar quatro dos 28 ônibus BYD K7 em sua atual frota ao sistema de carregamento automático da Momentum Dynamics.
Fonte: Autoevolution
Total de 337 visualizações